Islândia tem tradição de presentear com livros na véspera de Natal

0

Na Islândia há uma bonita tradição de dar livros na véspera de Natal para que as pessoas passem a noite lendo. Esse costume está tão enraizado na cultura islandesa que é a razão para o Jolabokaflod ou Christmas Book Flood, de setembro a dezembro, época em que a maioria dos livros na Islândia são vendidos em preparação para os presentes de Natal. Até mesmo lojas de doces vendem livros durante a temporada Book Flood.

Durante esse período, as livrarias de todo o país recebem autores islandeses de todos os gêneros e promovem seus últimos lançamentos, transformando a temporada em um grande festival literário.

Na véspera de Natal, islandeses gostam de ler livros

De acordo com o Reader’s Digest, no início de novembro, grande parte das famílias recebem uma cópia do Bokatidinid, um catálogo da Associação de Editores da Islândia com todos os livros que serão publicados naquele ano. A população verifica os lançamentos e escolhe quais querem comprar, alimentando o que Kristjan B. Jonasson, presidente da Associação de Editores Islandesa, descreve como “a espinha dorsal da indústria editorial”.

Enquanto as tradições de família mudam de casa para casa, a maioria dos islandeses abre um livro no dia 24 de dezembro. Algumas pessoas compram um livro para cada membro da família, enquanto outras fazem trocas. Cada um leva um livro e coloca em uma pilha. Depois, cada pessoa escolhe o livro desejado. Depois da troca, muitas pessoas se aconchegam com seu livro e leem, de preferência, bebendo um chocolate quente.

Leia também: Melhores livros de 2018 vencedores do Goodreads Choice Awards

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.