Prefeitura de São Paulo vai pagar para quem trocar ônibus e carro por bike

0




Na última quarta-feira (21), a Prefeitura de São Paulo, com Fernando Haddad (PT), aprovou o texto substituto ao PL 147/2016, do vereador Police Neto (PSD). A partir de agora virou lei. Quem andar de bicicleta pela cidade de São Paulo vai ter direito a incentivo financeiro a partir de 1 de janeiro de 2017.

A Lei 16.547 cria o Programa Bike SP. Ela promove a inclusão do modal à rede de transportes na capital, pois o Bilhete Único passa a ser o Bilhete da Modalidade. Quem usar bicicleta para se deslocar em percurso de sua rotina vai acumular créditos. Eles poderão ser utilizados de acordo com a distância, local e horário percorridos e resgatados em dinheiro ou consumido numa rede credenciada de serviços.

“Cada vez que uma pessoa deixar de usar o transporte público para usar a bicicleta, a prefeitura economizará, no mínimo, R$ 1,91 por viagem. Este valor será transferido para a conta sistema de créditos ao trabalhador ciclista. Nosso foco é desafogar o sistema de transporte público hoje totalmente saturado e diminuir o número de carros nas ruas. Se conseguirmos que 20% das pessoas utilizem a bike como meio de transporte teremos menos congestionamentos e uma melhora geral na mobilidade urbana”, disse o vereador Police Neto.

Entre outros pontos, o Programa Bike SP também promove “a criação de uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários como modalidade de deslocamento eficiente e saudável”, “a redução de veículos automotores em circulação e dos índices de emissão de poluentes no ar” e “o incentivo ao uso da bicicleta para os deslocamentos ao trabalho”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.