Segundo turno: PT concorreu em sete cidades e perdeu em todas




O resultado do segundo turno das eleições de 2016 confirmou que este foi o pior desempenho do PT desde 1985. O partido concorreu no último domingo (30) em sete grandes cidades e não ganhou em nenhuma delas. Eram elas: Recife, Santo André, Santa Maria, Mauá, Juiz de Fora, Anápolis e Vitória da Conquista.

O partido conseguiu vencer apenas em uma capital: Rio Branco, no Acre. Lá a vitória foi em primeiro turno. O partido perdeu também o controle do “cinturão vermelho”, cidades no entorno da capital São Paulo. O PT era forte nestas cidades desde os anos 1990.

A única capital em que o partido tinha chance no segundo turno era Recife. Lá o petista João Paulo perdeu para Geraldo Júlio, do PSB, que concorria à reeleição. No “cinturão vermelho”, concorriam em duas cidades no segundo turno: Santo André a Mauá. Agora o partido não vai mais comandar nenhuma cidade da região. Até 2016, eram seis prefeitos no “cinturão vermelho”. Lula sequer foi votar em São Bernardo no segundo turno.

Com o resultado, a maior cidade que ficará sob controle do PT a partir de 2017 será Rio Branco, que tem pouco mais de 300 mil habitantes. Em São Paulo, a maior cidade comandada pelo partido será Araraquara, que tem cerca de 150 mil habitantes. O ex-ministro Edinho Silva foi eleito por lá.

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *