PSDB bate recorde e comandará maior eleitorado da história




A partir de 2017, o PSDB vai comandar 34,4 milhões dos eleitores brasileiros. As vitórias do segundo turno do partido o fizeram atingir novo recorde histórico. Quem tinha batido o recorde até agora era o PMDB. O partido de Michel Temer tinha conquistado 28,5 milhões de eleitores pelo Brasil em 2008.

Só no primeiro turno, o PSDB, partido de Aécio Neves, conseguiu 26,8 milhões de eleitores, por isso o recorde já era anunciado. No segundo turno, conseguiu vitória em mais 14 cidades, cinco delas capitais. As capitais foram Manaus, Maceió, Belém, Porto Velho e Porto Alegre. Com as vitórias do segundo turno, o PSDB conquistou mais 7,6 milhões de eleitores.

Agora irão se iniciar as disputas internas no partido para definir quem vai disputar a presidência em 2018. O resultado em São Paulo, onde João Doria ganhou em primeiro turno, fez Geraldo Alckmin, governador de SP, ter vantagem na disputa pela vaga. Doria era o candidato defendido por Alckmin, mesmo quando nem todos do partido aceitavam a opção com bons olhos. Já Aécio Neves, rival interno de Alckmin, tinha como afilhado político João Leite (PSDB). Mas ele perdeu para o nanico Alexandre Kalil (PHS) na votação para a prefeitura de Belo Horizonte.

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *