Efeito platô: o que fazer quando seu peso estaciona

Após começar uma dieta e secar rapidamente alguns quilos, é comum empacar. Nós já falamos sobre isso e explicamos como funciona o efeito platô. Efeito platô da dieta é o nome que se dá ao momento em que o peso estaciona. Ele pode demorar dias ou semanas, mesmo que você faça tudo certo. Mas há algumas coisas que você pode fazer para tentar reverter esse quadro.




Confira abaixo quatro dicas para sair do efeito platô.

Balança

Nunca pare de se pesar, mesmo quando tiver estacionado no peso e isso for desestimulante. Há dados médicos que confirmam que quem se pesa com frequência tende a conseguir o objetivo com mais facilidade.

Estudo de 2014 feito na Finlândia também indica que quem se pesa pelo menos uma vez por semana tem mais chances de emagrecer e não sair da linha na dieta quando comparado a quem não tem essa prática. Enfim, não desanime!

Adeus às calorias extras

Nada de dieta radicais. Em vez disso, dê adeus às calorias extras. Ao seguir uma dieta, o ideal é perder quilos de gordura, e não massa muscular, para melhorar nosso metabolismo. Por isso, o ideal é ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos para estimular os músculos.

Diminuir o consumo de alimentos muito calóricos, como refrigerantes, massas e açúcar refinado, gera benefícios, evita desenvolvimento de desnutrição e anemia, previne de doenças como colesterol, pressão alta e diabetes e regula a imunidade. Criar um diário alimentar e anotar cada alimento ingerido com suas respectivas calorias pode ajudar.

Exercício físico

Se exercitar com regularidade é essencial para evitar o efeito platô. Não importa qual seja a atividade física, ela é essencial para acelerar o metabolismo e queimar calorias. Entre outros benefícios, o treino também deixa o coração mais condicionado e os músculos mais fortalecidos.

Organização

Nunca é demais relembrar: dietas radicais não resultam em perda de peso definitiva. Para emagrecer de verdade é importante mudar os hábitos de vida, como ingerir mais fibras, não pular refeições, tomar um café da manhã saudável etc. Por isso, a organização é essencial para reduzir a quantidade de calorias do cotidiano e continuar emagrecendo.




A chave de tudo para sair do efeito platô é não desanimar. Para isso, invista em novas receitas, mudanças de tempero e novos programas de exercícios (e em maior quantidade também). E sempre beba muita água! A baixa ingestão do líquido é uma causa comum para a estagnação do metabolismo.

E se nada disso der certo, converse com seu nutricionista, pois alguns alimentos podem provocar intolerância, e isso também dificulta o processo de emagrecimento.

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Um comentário em “Efeito platô: o que fazer quando seu peso estaciona

  • 30 de abril de 2018 em 20:39
    Permalink

    Olá pessoal! Achei essa Consultoria Online para perda de peso, eles não vendem um curso de emagrecimento comum, vendem um acompanhamento para cada cliente alcançar seus objetivos, aliando, uma mudança de mente, exercícios físicos e uma alimentação saudável para exterminar a gordura. Gostei muito, e está dando resultado, se vocês querem mais informações, clique aqui: http://www.euposso.net/10kgsem27dias

    Espero que como eu, vocês também gostem.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *