Três razões para ingerir mais pimenta em seu dia a dia

A pimenta adiciona mais sabor para a nossa comida. Mas ela pode fazer muito mais do que apenas os olhos lacrimejarem. Novos estudos mostram benefícios da pimenta para a nossa saúde! Confira abaixo três razões para começar a comer mais pimenta em seu dia a dia.

Reduz o risco de tumor

Um novo estudo publicado no The Journal of Clinical Investigation descobriu que a química presente na pimenta, a capsaicina, pode ativar os receptores de células no revestimento do intestino, criando, assim, uma reação que reduz o risco de tumores em desenvolvimento.




Os pesquisadores sugerem que a capsaicina, que também é usada como analgésico por esgotar os nervos para que eles não relatem a dor que sentimos, poderia ajudar a desligar um receptor que pode estimular o crescimento do tumor.

Eles alimentaram com capsaicina ratos geneticamente propensos a desenvolver mais tumores e descobriram que a substância os reduzia e estendia a vida dos animais, especialmente quando eles também receberam uma droga anti-inflamatória. Os resultados ainda são novos e não foram replicados, mas poderia ser uma grande vitória para quem ama comida apimentada.

Ajuda na perda de peso

Pesquisas já mostraram que comidas picantes aumentam a saciedade. Agora, pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles, do Centro de Nutrição Humana, têm demonstrado que as pimentas podem incentivar o corpo a queimar mais calorias. Em um pequeno estudo com homens e mulheres, aqueles que consumiram pílulas com componentes de pimenta por mais de um mês queimaram mais gordura do que aqueles que tomaram placebo.

Outros pesquisadores da Universidade Purdue descobriram que comer menos do que uma colher de chá de pimenta vermelha caiena seca reduz o apetite e aumenta a queima de calorias.

Acaba com a dor de cabeça e ajuda no tratamento da rinite

A pimenta tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, por isso consumir o ingrediente melhora enxaqueca e dor de cabeça. Além disso, a capsaicina controla os níveis de glicose do sangue, ajuda a tratar a rinite e aumenta a capacidade pulmonar.




Ainda não há nada 100% confirmado, mas essa tendência está crescendo e ganhando mais estudos que comprovam o assunto. Além disso, as comidas picantes ficam cada vez mais populares. De acordo com pesquisa de 2014 da indústria alimentar norte-americana, 54% dos consumidores afirmaram que alimentos picantes são mais saborosos; esse índice era de 46% em 2009.

Que tal jantar um prato apimentado hoje?

Pimenta traz vários benefícios à saúde (Foto: Pixabay)

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *