Entenda os riscos e cuidados necessários ao adotar a Dieta Detox

Certamente você já ouviu falar na dieta detox. Após um período de má alimentação e de excessos, muitas pessoas procuram a dieta detox para limpar o organismo e fazer uma desintoxicação do corpo. Por isso, a dieta é ainda mais popular depois de grandes festas como Natal, Ano Novo e Carnaval, em que a ingestão de comida e álcool costuma ser maior do que o comum.




Para desintoxicar o corpo com a dieta detox, é necessário passar um dia, dois dias ou até mesmo uma semana consumindo sucos e sopas feitos com legumes, verduras e frutas diuréticas. E mais do que limpar o organismo, após uma dieta detox também é comum perder peso – ela é comum também entre quem quer emagrecer rapidamente.
Mas será que você faz a dieta corretamente? Como qualquer outra, se não for feita da maneira correta ela oferece riscos. Após dias à base de líquidos, o consumo de calorias que o corpo necessita fica abaixo do necessário, por isso as restrições podem causar tontura, fraqueza e até ganho de peso!
Por ser uma dieta tão restritiva, a perda de peso ocorre, mas não de maneira saudável. Contrariando o que a maioria das pessoas pensam, essa perda de peso se deve à perda muscular, e não de gordura. Por causa da restrição alta, o corpo recruta proteínas musculares para conseguir produzir energia.
Outro problema desta dieta é que, após ser feita por um longo tempo e de ter havido perda muscular, o metabolismo fica mais lento, o corpo perde peso com mais dificuldade e começa a acumular gordura. Por isso, quem adere a essa dieta geralmente perde peso, mas ganha logo em seguida.




Por isso, a melhor forma de emagrecer e fazer com que o corpo se livre das toxinas é criar hábitos saudáveis e diários. Beber água com frequência e ingerir legumes, verduras e frutas, mas também carnes magras, fibras e cereais integrais é a forma mais eficaz de eliminar todas as toxinas pela urina e prevenir sobrecarga no fígado. Mas não há nada de errado em tomar suco verde de vez em quando, desde que seja de maneira equilibrada!

Consequências das restrições

As dietas líquidas são pobres em calorias e restringem determinado grupo alimentar. Após um tempo restringindo determinados grupos, pode haver carência de nutrientes, dor de cabeça, hipoglicemia e desmaio, por exemplo.
Ao restringir a gordura, a absorção de vitaminas lipossolúveis pode ser comprometida. Ao restringir proteínas drasticamente e de forma prolongada, a formação de hormônios e reparação de tecidos pode se prejudicar. Os níveis de ferro também podem ser impactados, favorecendo o aparecimento da anemia.
Além disso, excesso de líquido também não faz bem à saúde. Este excesso pode criar desequilíbrio no controle de eletrólitos (potássio e sódio) no organismo que é feito pelos ruins e aumentar a eliminação de água, que, em casos mais graves, provoca desidratação.
Os rins e fígado já são os componentes desintoxicantes do nosso corpo. Eles ficam sobrecarregados com uma alimentação rica em açúcar, gordura e sódio. Mas ao aderirmos a uma alimentação saudável, a sobrecarga reduz e eles trabalham normalmente.
O ideal é não exagerar com frequência. E ao exagerar, retome a alimentação saudável e equilibrada e evite novos exageros.





Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Um comentário em “Entenda os riscos e cuidados necessários ao adotar a Dieta Detox

  • 30 de abril de 2018 em 18:27
    Permalink

    Olá pessoal! Achei essa Consultoria Online para perda de peso, eles não vendem um curso de emagrecimento comum, vendem um acompanhamento para cada cliente alcançar seus objetivos, aliando, uma mudança de mente, exercícios físicos e uma alimentação saudável para exterminar a gordura. Gostei muito, e está dando resultado, se vocês querem mais informações, clique aqui: http://www.euposso.net/10kgsem27dias

    Espero que como eu, vocês também gostem.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *