Você sabe harmonizar vinhos e carnes?

Vinho branco ou tinto? (Ilustração/Pixabay)

 




Você gosta de degustar um bom vinho e oferecer a bebida para os seus convidados? Quem tem os amigos sempre por perto e oferecer eventos culinários, precisa dar um passo importante: aprender a harmonizar carnes e vinhos. Com o sabor marcante que ambos têm, é necessário atenção para que nenhum dos dois se sobressaia nesta união.

É necessário fazer uma combinação que o gosto do alimento servido se destaque tanto quanto o sabor da bebida. Só assim você irá oferecer o jantar perfeito. Para ajudá-lo, separamos uma lista de dicas e detalhes que devem ser observados antes de escolher a bebida a ser degustada. Confira!

Descubra qual vinho combina com cada tipo de carne

Carnes vermelhas

Se o jantar servido é com carnes vermelhas você pode optar pelo vinho tinto, ambos com gosto intenso, mas que resultam em uma combinação perfeita. O Merlot, o Malbec e o Carmenère são adequados a cortes como mignon e maminha. Em um churrasco pode apostar no Tannat que acertará na escolha.
Caso vá servir um filé pode optar também pelo Pinot Noir. Já para o contra filé harmoniza com Cabernet ou Syrah e a costela de novilho pode ser servida com Malbec ou Cabernet. Cabernets Sauvignons é uma boa opção para carnes mais gordurosa como cupim e picanha.

Carnes de porco

Para tornar a digestão mais fácil, o ideal é servir carne de porco com vinhos com taninos mais suaves, que combinam melhor com a carne mais gordurosa. Os produzidos com uva Riesling e os Cabernets Sauvignons conseguem ter uma boa harmonização com a carne de porco.

Carnes de frango

Embora a carne de frango seja suave e, por isso, mais fácil de combinar com a bebida, muitas vezes ela é servida como molhos. Neste caso, o cuidado deve ser grande na hora da escolha do vinho.
Se o molho for leve ele combina com Pinot Noir. Já no caso de um frango grelhado a melhor opção é a suavidade do espumante brut. Riesling ou Sauvignon Blanc são boas escolhas para molhos mais apimentados e Sauvignon Blanc para os que contam com um toque suave de limão.

Em alguns casos, o molho do frango é com queijo, o que pede um vinho com o sabor mais acentuado. Para estas ocasiões prefira Cabernet ou Syrah. Se não servir molho, Chardonnay ou Sauvignon Blanc combinam bem com a carne de frango.

Carnes de carneiro

Embora não seja uma carne tão comum no Brasil, é necessário saber escolher o vinho para ela. O gosto da carne de carneiro é bastante marcante, o que pede vinhos com taninos mais fortes. Tannat ou a Syrah são as melhores opções.
Peixes e demais frutos do mar
A delicadeza desta carne exige uma bebida suave. Assim, vinhos brancos são indicados para uma harmonização perfeita. Os feitos com a uva Sauvignon Blanc são boas escolhas. Caso o prato for peixe, você pode também servi-lo com uma bebida um pouco mais ácida, como a Chenin Blanc.
Quem quer receber bem aos convidados deve se preocupar com cada detalhe da recepção. O vinho, muito mais do que um detalhe, é um ponto marcante no seu evento culinário. Se mal escolhido pode anular o prato. Por isso, siga as nossas dicas para uma jantar ou almoço perfeito.
Gostou das dicas? Sanou todas as dúvidas? Qual o vinho será o ideal para o próximo jantar oferecido por você? Conte pra gente nos comentários!

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Contato: milena@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!