Morre o ator Nelson Xavier, que fez ‘Renascer’ e ‘Senhora do Destino’

0



Faleceu, nesta quarta-feira, 10 de maio, o ator e diretor Nelson Xavier. Ele teve insuficiência respiratória em decorrência de um câncer. Aos 75 anos de idade, o artista, que estava na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, lutava contra a doença há 14 anos. O corpo do ator será cremado no Rio de Janeiro.

A filha dele usou a sua página do Facebook para informar o falecimento. “Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia. Seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro em cemitério ainda não determinado. Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre”, escreveu Tereza Villela Xavier.

O ator interpretou personagens na TV, no cinema e teatro. Dentre os sucessos da TV Globo ele tem personagens como Lampião, da minissérie “Lampião e Maria Bonita” (1982), Norberto, de “Renascer” (1993) e Sebastião, de “Senhora do Destino” (2004).

O paulistano também atuou na Manchete, onde interpretou personagem Leopoldo Canjerê em “A História de Ana Raio e Zé Trovão” (1990), entre outros. Mesmo lutando contra o câncer ele não deixou de atuar. Ainda em 2015 Nelson Xavier fez uma participação na novela das nove “Babilônia” e, em 2013 havia feito o monge budista Ananda Riponche, na novela das seis “Joia Rara”. O ator estava há 49 anos na emissora.

“Dona Flor e seus Dois Maridos” (1976) e “Vai Trabalhar, Vagabundo!” (1973) foram alguns dos sucessos do cinema que tiveram a participação de Nelson. Já no ano de 2010 foi ele quem viveu o médium Chico Xavier, na cinebiografia homônima dirigida por Daniel Filho. Em um dos seus últimos trabalhos, no longa-metragem “A Despedida”, rodado em 2013, viveu um homem em estado terminal.

Nelson Xavier deixa a mulher, a atriz Via Negromonte (Wilma Fernandes Negromonte), e quatro filhos. Sua última aparição pública foi na exibição do longa-metragem “Comeback” durante o Festival do Rio deste ano.











Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.