Instagram é o pior aplicativo para a saúde mental dos jovens, diz estudo

0

O Instagram é a rede social com mais probabilidade de causar má qualidade de sono, depressão, insatisfação com o corpo e ansiedade nos jovens. Essa foi a conclusão tirada em estudo do Royal Society for Public Health (RSPH).




O estudo tinha como objetivo entender como as redes sociais afetam a mente dos jovens. Além do Instagram, foram analisados também o Facebook, Snapchat, Youtube e Twitter. A depressão e ansiedade entre jovens têm incidência 70% maior nos últimos 25 anos, de acordo com o estudo. E as redes sociais contribuiriam para piorar o quadro. As redes sociais aumentam o sentimento de inadequação e criam expectativas irreais.

O relatório da pesquisa menciona que o fato de ver os amigos sempre curtindo festas, eventos e viagens faz com que os jovens sintam que “estão perdendo a vida, enquanto os outros a apreciam”. Isso faz com que os jovens façam comparações e, consequentemente, o desespero surja.

Além disso, o estudo também concluiu que as redes sociais têm caráter mais viciante que drogas lícitas, como álcool e cigarro. As redes sociais também estão relacionadas ao ciberbulling, má qualidade do sono e ao FoMO. O FoMO (“Fear of Missing Out”) é uma nova síndrome, caracterizada pelo medo de estar perdendo algo e comum entre jovens que estão conectados constantemente.

Atualmente, nove em cada dez meninas estão insatisfeitas com seu corpo. E as redes sociais atrapalham a aceitação corporal. O Instagram é a rede social com maior responsabilidade no assunto. No Instagram, são comuns as fotos editadas e irreais, que criam padrões irreais e geram frustração.

De acordo com o estudo, o Instagam é a rede social mais nociva aos usuários. Ela é seguida pelo Snapchat, Facebook, Twitter e Youtube, respectivamente. O Youtube foi a única rede social que teve saldo positivo.

O estudo foi feito com 1.500 jovens entre 14 e 24 anos, no Reino Unido. A pesquisa foi feita em 2017 e, apesar de ter sido feita em apenas um país europeu, deve apresentar resultados semelhantes no restante do mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.