Quer mudar de emprego? Cinco fatores para levar em conta




A busca por um salário maior, aquele crescimento na carreira que nunca chega ou simplesmente descontentamento com a área de atuação. Estes são alguns dos fatores que levam uma pessoa a mudar de emprego. É o seu caso?

Se você está pensando em recomeçar em outra empresa, é necessário ficar atento para fazer uma boa escolha. Embora seja esperada uma melhora no mercado de trabalho entre 2018 e 2019, a alteração deve vir para suprir o que você não está encontrando na sua ocupação atual. Antes de pedir demissão, é preciso pensar e avaliar o novo local. Confira algumas dicas!

1 – Qual o motivo de você querer mudar de emprego?

A primeira coisa que você precisa pensar é o porquê quer sair do local no qual trabalha. É algo que a empresa não oferece ou você descobriu que preferia estar em outra área de atuação?

É comum, depois de um tempo atuando, as pessoas descobrirem que gostariam de ter direcionado o estudo ou a área de trabalho para outra vertente. Não há problema quanto a isso, mas neste caso, é preciso ter cuidado para não procurar uma nova vaga e continuar insatisfeito. Tenha em mente o que você quer.

2 – Esta empresa oferece o que você realmente quer?

Um salário maior pode ser um bom atrativo, mas não adianta fazer a gestão de carreira baseada apenas na remuneração. É preciso ficar atento para ver se você se identifica com o trabalho e com os valores da empresa que está oferecendo uma nova oportunidade. Além disso, verifique se a ascensão que você pretende ter é possível dentro do novo emprego que tem em vista.

3 – Quais os benefícios da nova empresa?

Caso você pense em sair do atual local de trabalho para ir para um empresa que ofereça uma remuneração melhor, não se esqueça de levar em conta os benefícios que ela oferece.

Auxílio alimentação, plano de saúde, convênios com academias, por exemplo, devem ser somados aos ganhos. Lembre-se que se o seu emprego atual oferecer isso e o novo não, serão gastos a mais que você vai precisar ter.

Faça as contas para ter a certeza de que o novo salário e benefícios da nova vaga são maiores do os que você já tem.

4 – Em que cidade você vai trabalhar?

Nem sempre a oportunidade que você procura está na cidade na qual você reside. A vaga pode até ser a dos sonhos, mas pode trazer muitas alterações na vida pessoal. Você está preparado para deixar a cidade, estado, parentes e amigos para ir em busca de um sonho profissional? Avalie a distância antes de mudar, para ter a certeza de que está fazendo a melhor escolha.

5 – Você está preparado para o novo cargo?

Encontrou o emprego dos sonhos, com uma remuneração melhor, possibilidade de ascensão na carreira, bons benefícios e em um local bom? Ótimo! Agora é o momento e você olhar para si mesmo e refletir:

  • Você está preparado para o cargo?
  • Tem as qualificações pessoais que ele exige?
  • Está disposto aos novos desafios e a cumprir as novas metas? Lembre-se de que você vai mudar para ser mais feliz e isso será conquistado apenas se você tiver preparado para a vaga pede.

Converse com pessoa que já atuam na nova empresa para sentir como é o local e veja se você realmente quer o que ela oferece para a sua vida. O fato de não estar contente com a atual carreira pede que você se mova, mas faça isso sem muita ansiedade. Candidate-se a novas oportunidades, mas sempre lembrando de que você só pode fazer a alteração quando encontrar algo realmente melhor.

Conhece mais pessoas que estão passando pelo mesmo que você e que querem mudar de emprego? Compartilhe essas dicas com elas nas redes sociais!

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Contato: milena@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *