Como ficar calmo durante a entrevista de emprego? Confira seis dicas

0

Entrevistas de emprego costumam gerar tensão nos entrevistados. Principalmente quando se trata de entrevista para o primeiro emprego. Atualmente, o índice de desemprego no Brasil é de 14,9%.




Como não colocar tudo a perder na entrevista de emprego por causa do nervosismo e ansiedade? Confira abaixo algumas dicas.

1. Pense nas possíveis perguntas. Há perguntas mais comuns a todas entrevistas, como “O que te interessou nessa vaga?”, “Por que quer trabalhar ne empresa?”, “Conte-nos sobre sua experiência de trabalho anterior”, “O que faz de você um profissional preparado para essa vaga”, “Quais seus pontos fortes e pontos fracos” etc. Pensar nas perguntas mais óbvias e em suas possíveis respostas pode ajudar a diminuir a ansiedade.

2. Pense na sua pergunta. Também é comum que o entrevistador pergunte se você tem alguma dúvida; isso indica que a entrevista de emprego está acabando. Pense previamente em alguma pergunta sobre a empresa ou sobre o cargo, pois isso ajudará a demonstrar interesse pela vaga.

3. Pesquise sobre a empresa. Essa é uma implicação direta da segunda dica. Leia sobre a empresa que oferece a vaga antes da entrevista. Leia sobre sua história, ações sociais, eventuais prêmios etc. Se for pertinente no momento, é possível comentar sobre algo que você leu ao pesquisar na internet sobre a empresa, pois isso também demonstrará interesse.

4. Treine. Pensou em respostas para as perguntas mais comuns? Pensou em qual pergunta vai fazer? Repasse as respostas e sua pergunta para falar com clareza no momento que for solicitado.




5. Organização. Não saia de casa com o horário apertado para chegar no local da entrevista. Considere qualquer imprevisto, como chuva, engarrafamento ou até mesmo você se perder. Por mais perto que o local da entrevista de emprego seja, sempre programe-se para chegar antes do combinado. Também não marque nada para logo após a hora prevista da entrevista terminar. Se a entrevista está marcada para acontecer entre 13h e 14h, por exemplo, imagine que poderá não ficar livre até às 15h. Saber que está atrasado para outro compromisso após a entrevista também pode gerar ansiedade enquanto ela acontece.

6. Durante a entrevista, ouça, em primeiro lugar. Escute tudo o que o entrevistador tem a dizer, seja por telefone ou pessoalmente. Pense na resposta e só então fale, de maneira assertiva, sem pressa. E sempre sorria.




Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.