Google abre inscrições para curso gratuito online: ‘Como cobrir as eleições sem errar’




O curso gratuito a distância, “Como cobrir eleições sem errar: dados e pesquisas para entender o eleitor”, está recebendo inscrições. A intenção é atualizar jornalistas e profissionais da área quanto às análises de dados da eleição 2018.

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A oportunidade é oferecida pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), em parceria com o Google News Initiative.

Embora as aulas tenham sido direcionadas para jornalistas, professores e estudantes de jornalismo, o curso gratuito a distância pode ser feito por qualquer pessoa.

Com quatro semanas de duração, além de aprender a  interpretar pesquisas de intenção de voto, o curso vai dar dicas de como usar, da melhor maneira, o Google Trends, para entender o interesse do eleitor em temas-chave.

Como se inscrever no curso gratuito a distância sobre as eleições 2018

Para se inscrever é preciso criar um conta no sistema Journalism Courses. Depois disso, é preciso confirmar o cadastro no e-mail que vai receber. Feito isso, basta entrar na plataforma e confirmar a inscrição no curso “Como cobrir eleições sem errar: dados e pesquisas para entender o eleitor”.

As aulas acontecem de 4 de junho a 1 de julho de 2018.

Ementa

Semana 1: Pesquisas eleitorais (José Roberto Toledo)

Ao final da primeira semana, você terá aprendido:



  • A diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa – para que serve cada uma, quem as usa e quando
  • Os diferentes métodos de pesquisa quantitativa: presencial, por telefone, boca de urna, automatizada e pela internet – e qual a confiabilidade de cada um deles
  • Para além da margem de erro: o que é, como se calcula, como se usa
  • Diferença entre margem de erro e o intervalo de confiança
  • Como se precaver sobre os erros não-amostrais e de divulgação: estudos de caso
  • Como identificar pesquisas metodologicamente bem feitas
  • Como analisar os resultados; pesquisa é foto ou fotograma?; o que caracteriza uma tendência; análise combinada com outros indicadores

Semana 2: Analisando os trends na corrida eleitoral (Keila Guimarães)

Ao final da segunda semana, você terá aprendido:

  • O que são dados Trends e como as estatísticas de busca podem auxiliar a compreender o interesse do eleitor em temas-chave antes, durante e após as eleições.
  • Como minerar dados de busca sobre temas eleitorais – incluindo candidatos, partidos e assuntos políticos – em tempo real, filtrado por regiões e principais cidades.
  • Explorar dados de buscas segmentadas por regiões geográficas. O participante aprenderá a minerar como cada estado busca sobre um candidato ou um tema político.
  • As principais diferenças e possibilidades entre dados em tempo real e dados históricos e como explorar a busca em diferentes plataformas, incluindo Youtube, News e Images.
  • Como visualizar dados Google Trends 1: uma introdução à ferramenta Flourish (gráficos de linha, barra e horseraces).
  • Como visualizar dados Google Trends 2: mapas com Flourish e GIFs com o Google Data Gif Maker.

Semana 3: Dados pré-eleitorais (Cláudio Weber Abramo)

Ao final da terceira semana, você terá aprendido:

  • Buscar informações sobre pessoas em fontes nas quais existe um formulário de busca estruturado (por exemplo, tribunais) e reuni-las;
  • Tomar cautelas na interpretação dessas informações;
  • Importar para planilhas dados estruturados sem perda de informação;
  • Familiarizar-se com as principais funcionalidades de planilhas eletrônicas;
  • Obter diferentes visões a partir de um mesmo conjunto de informações usando tabelas dinâmicas.

Semana 4: Dados pós-eleitorais (Daniel Bramatti)



Ao final da quarta semana, você terá aprendido:

  • Onde encontrar dados sobre eleições
  • Como interpretar corretamente as taxas de abstenção por município e por Estado
  • Como analisar melhor o fenômeno dos votos nulos
  • Como fazer mapas de resultados eleitorais
  • Como correlacionar resultados eleitorais com indicadores sociais em cada município

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Contato: milena@horabrasil.com.br

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