É permitido assistir aos jogos da Copa do Mundo no trabalho?

A Copa do Mundo da Rússia começou nesta quinta-feira (14). E muita gente fica em dúvida sobre ser permitido ou não assistir aos jogos no ambiente de trabalho.




Grande parte dos jogos acontecem durante o horário de expediente do Brasil. Por isso, muita gente já se programou para acompanhar os jogos pelo smartphone. Mas nenhuma empresa tem obrigação de dispensar os funcionários durante os jogos, e isso vale até para os jogos da Seleção Brasileira. Nenhuma cidade ou estado decretou feriado nos dias dos jogos do Brasil, algo que aconteceu durante a Copa do Mundo de 2014, que aconteceu em território nacional. Em caso de empresas que não optam pela dispensa, uma boa saída pode ser utilizar o banco de horas.

Leia também: Como assistir aos jogos da Copa do Mundo 2018 ao vivo pela internet

E cuidado: ser flagrado assistindo a um jogo da Copa pode render advertência a justa causa, com amparo da lei trabalhista. A advertência acontece após o chefe notar que o funcionário está prestando mais atenção ao jogo do que ao trabalho, e isso pode ser concluído como desleixo e descaso. Falta de atenção aparece como desídia no artigo 482 da CLT, e desídia pode render justa causa, dependendo da profissão e cargo.

Leia também: Como assistir aos jogos da Copa do Mundo 2018 ao vivo na TV

Em caso de médicos em UTI ou motorista de ônibus, não pode haver falta de atenção. Em cargos que não exigem atenção completa a todo momento, a falta pode ser considerada leve. Mas a repetição de faltas leves também pode levar à suspensão ou justa causa.



Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *