Copa do Mundo da Rússia foi a de maior audiência no Brasil
A Copa do Mundo da Rússia foi sucesso de audiência. O acumulado de todos os 56 jogos que foram transmitidos ao vivo foi de 181 milhões de telespectadores na Globo.
Os dados são do Painel Nacional de Televisão (PNT) do Ibope, que mede a média das 15 praças que o instituto verifica no Brasil. A média de audiência das partidas foi de 26 pontos. O número é o dobro do que geralmente era alcançado durante o horário, antes do Mundial. Entre 12h e 18h, a média foi de 24 pontos de audiência. O número representa um crescimento de 9 pontos, ou 60%. Entre 6h e 12h, a média de audiência foi de 13 pontos, o que representa um aumento de 4 pontos, ou 44%.
Durante jogos do Brasil, a audiência da Globo foi acima dos 50 pontos, com 80% de share. Ou seja, durante jogos da Seleção Brasileira, cerca de 8 a cada 10 televisores estavam sintonizados na Globo.
Em São Paulo, a média das 56 partidas foi de 25 pontos, um aumento de 92%, ou de 12 pontos, em relação às quatro semanas anteriores ao Mundial. Entre 12h e 18h, a média foi de 24 pontos, representando aumento de 10 pontos, ou 71%. Entre 6h e 12h, a média foi de 13 pontos, aumento de 4 pontos, ou 44%. No Rio de Janeiro, a média foi de 27 potnos, com 12 pontos a mais que o habitual, representando aumento de 80%.
O jogo do Brasil nas oitavas de final, quando enfrentou o México, foi o recorde em jogos de futebol desde a Copa de 2006, no jogo Brasil x França. A partida Brasil x México alcançou os 59 pontos de audiência. Nas redes sociais, o Mundial rendeu 2,4 milhões de comentários e quase 1 milhão de interações sobre a cobertura e transmissão da Globo. Isso se converteu em 62 termos nos assuntos mais comentados do mundo e 150 termos nos assuntos mais comentados do Brasil no Twitter.
A hashtag #GloboNaCopa recebeu mais de 400 mil tuítes. O jogo Brasil x Costa Rica foi o que mais fez sucesso no Twitter, com mais de 300 mil comentários sobre a cobertura da Globo.