MBA ou especialização? Qual a melhor opção?




Chegou a hora de investir nos estudos novamente? Quem quer progredir na carreira não pode ficar parado. Depois da faculdade, é preciso caminhar para uma pós-graduação, mas qual fazer? MBA ou especialização?

Esta dúvida é muito frequente, pois quem não conhece os dois tipos de cursos pode achá-los muito semelhantes. É o seu caso? Entenda a diferença entre MBA e especialização e descubra qual o melhor para você.

MBA ou especialização? Descubra o que é MBA

A sigla MBA significa “Master in Business Administration”, que em português pode ser traduzido como Mestrado em Administração e Negócios. Mesmo recebendo este nome o curso não é um mestrado, é uma pós-graduação lato sensu.

Veja também: SUS abre inscrições para curso gratuito a distância de Plantas Medicinais

Ele tem uma abordagem mais voltada para profissionais que ocupam cargos de direção ou coordenação. Durante o estudo, os temas costumam falar sobre práticas no mundo corporativo e assuntos de grande interesse de executivos. Para isso, os professores mediam debates de situações reais de um ambiente empresarial, dentro da sala de aula.

Como é mais voltado para a área gerencial, o MBA é indicado para quem quer crescer na empresa e conquistar cargos de chefia. Ideal para quem já tem pelo menos três anos de atuação.

Ainda em dúvida? Descubra o que é especialização

Assim como o MBA, a especialização é uma pós-graduação lato sensu. O curso aprofunda os ensinamentos em determinada área de atuação, dando ao estudante habilidades técnicas específicas sobre o tema escolhido.

Veja também: UNIFESP abre 25 mil vagas em curso gratuito a distântia

É possível encontrar cursos de especialização nas mais diferentes áreas como em meio ambiente, medicina, odontologia, educação, exatas, entre outras.

Para ser aceita pelo Ministério da Educação, a pós-graduação precisa ter pelo menos 360 horas de duração. Atualmente, pode ser encontrada na forma presencial, quando todas as aulas são ministradas na instituição que a oferece, ou semipresencial. Neste caso, a maior parte da especialização é ministrada pela internet, mas os estudantes participam de encontros presenciais obrigatórios.

MBA ou especialização? Veja como decidir



Tanto o MBA quanto a especialização têm aproximadamente dois anos de duração e podem ser feitos por pessoas que já completaram o curso universitário.

A pessoa que acaba de fazer faculdade e quer se aprimorar mais em um tema, ou que já está trabalhando e quer se aprofundar mais na área em que atua, deve escolher a especialização.

Neste tipo de pós-graduação poderá enriquecer os conhecimentos já obtidos na faculdade ou na área em que trabalha. É válida para todos os profissionais, mas não é a escolha ideal para quem sonha em conquistar cargos administrativos.

Neste caso, quando o foco é estudar para se tornar diretor, gerente ou chefe, o mais adequado é optar por um MBA. Para isso, é indicado que a pessoa já tenha iniciado a carreira em uma organização e traga o conhecimento prático dos anos de experiência profissional para dentro da sala de aula.

Qual é o seu caso? Você quer se aprofundar em uma área ou pleitear um cargo de gerência? Conheça cursos de pós-graduação, MBA e especialização, e faça a sua matrícula!

 

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Contato: milena@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *