Agência pagou para influenciadores digitais elogiarem o PT

No último sábado (25), a digital influencer Paula Holanda denunciou no Twitter esquema em que outros influenciadores digitais recebiam para elogiar candidaturas do PT. Os elogios deviam ser feitos nas redes sociais.




De acordo com Paula Holanda, “muitos ativistas das redes estão participando dessa ação no Twitter” e “a proposta era criar um tuíte por dia, se alinhando a uma pauta específica que nos enviavam por e-mail”. A Agência Lajoy seria a principal responsável. A usuária, que restringiu o conteúdo do perfil apenas apra seguidores após a polêmica, postou várias capturas de tela de e-mails e grupos do WhatsApp em que a agência entrava em contato com perfis de influencers.

Após a proposta, o influenciador digital recebia instruções por e-mail com o tema e pessoa que devia elogiar. Os e-mails indicavam que os elogios deviam ser feitos de forma orgânica, utilizando a linguagem natural do perfil e sem qualquer indicação de que o conteúdo foi patrocinado. Os influencers receberiam um valor por elogiar os candidatos. Foram feitas postagens sobre Gleisi Hoffman (PT-PR) e Luis Marinho (PT-SP). No dia em que o “elogiado da vez” seria Wellington Dias, também do PT, atual governador do Piauí, a bomba estourou.

O assunto tomou conta da rede social neste domingo (26). Após a denúncia, vários perfis famosos do Twitter foram ligados a postagens suspeitas sobre políticos do PT. De acordo com Paula Holanda, a mensagem original da agência era de que os influenciadores falariam sobre pautas progressistas, sem qualquer vínculo com o partido. Ainda assim, foram indicados apenas políticos do PT nos e-mails.




Vários usuários famosos rasgaram elogios para Wellington Dias. Mas os internautas estranharam ao ver tantos elogios feitos por usuários que possuem pouca ou nenhuma relação com o Piauí. Quando o esquema foi descoberto, vários perfis apagaram seus tuítes ou afirmaram que não sabiam que a ação era do PT. Mas nas capturas de tela da iniciativa envolvem o download de um app do PT, o “Brasil feliz de novo”, e pede: “Fale sobre a candidatura do Lula de maneira descontraída” e “Fale sobre como o governo golpista atual está tirando verbas da educação e congelando os investimentos por 20 anos”.

No dia 25 de agosto, foi enviada a pauta sobre Wellington Dias, do PT do Piauí. “A intenção da pauta de hoje é divulgar & enaltecer a trajetória e ações do Wellington Dias, que concorre ao seu quarto mandato de governador no Piauí. Queremos um conteúdo leve, divertido e/ou informativo”, dizia o texto. De acordo com Paula Holanda, foi aí que ela passou a desconfiar da ação e resolveu expor tudo no Twitter. “O combinado foi manter sigilo sobre a ação. Mas o combinado também foi que a ação seria de esquerda, não uma ação partidária”, disse ela. “Eu me recusei a twittar sobre o Wellington Dias. Não tenho nenhuma ligação com o Piauí e não o conheço”.




Confira abaixo algumas capturas de tela divulgadas e tuítes de influencers postados no dia 25 de agosto com elogios a Wellington Dias.










Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *