Apuração das eleições 2018: horário e como acompanhar online




A apuração das eleições 2018 vão começar às 17h do dia 7 de outubro, assim que a votação for terminando e os dados das urnas forem sendo encaminhados. Porém, os resultados da eleição para presidente só serão divulgados depois.

Vidente Carlinhos diz quem vai ganhar as eleições 2018

A demora vai acontecer por que no Acre há diferença de duas horas em relação ao horário de Brasília. Com isso, quando forem 17 horas (horário de Brasília), no Acre ainda será 15h, ou seja, a votação ainda estará acontecendo.

Assim, para que o resultado não interfira no voto do eleitor acreano, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) só divulgará os resultados da apuração das eleições 2018 para presidente a partir de 19 horas.

Já as votações estaduais, ou seja, para senador, deputado federal e estadual, terão a apuração divulgada a partir de 17 horas (horário de Brasília), exceto a do Acre, cuja a apuração começará às 19h (horário de Brasília).

Como funciona a apuração das eleições 2018

A votação começa às 8h e segue até às 17h de domingo, dia 7 de outubro. Quem chegar depois desse horário, não conseguirá votar e quem ainda estiver na fila, votará normalmente.



Quando a votação termina, ou seja, quando os portões já foram fechados e não houver mais fila, o mesário fecha a urna e faz a impressão de cinco cópias do resultado da votação obtido nela. Uma dessas cópias fica pregada na porta para que depois possa ser visualizada por qualquer eleitor.

Já o cartão de memória da urna eletrônica, que existe em cada uma delas e abriga os mesmos dados que foram impressos, é levado para o cartório eleitoral. Do cartório, os dados são mandados para os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) por meio de uma rede virtual que é usada apenas pela justiça eleitoral.

Dos TREs os dados vão para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que os computa e divulga, no mesmo momento, na internet.

Como acompanhar a apuração das eleições 2018 ao vivo

Quem quiser acompanhar todos os dados da apuração pela internet, poderá baixar o aplicativo “Resultados”, que é da justiça eleitoral. Ele é gratuito e pode ser instalado em Android | iOS.

Quem preferir não instalar nenhum aplicativo, poderá acompanhar tudo, em tempo real, pelo site http://divulga.tse.jus.br/index.html.



A apuração das eleições 2018 vai começar às 17 horas deste domingo. Os resultados poderão ser acompanhados no site Hora Brasil.

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Contato: milena@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *