Eleições 2018: o que pode e o que não pode fazer durante o domingo

0

Neste domingo (07), acontecem as eleições 2018 em todo o Brasil. Você sabe quais são as regras durante o dia da votação?




Confira o que você pode e o que não pode fazer durante o domingo.

Bandeiras e camisetas do candidato

O eleitor pode usar bandeiras sem mastro, broches, adesivos e camisetas de seu candidato. É permitido demonstrar sua preferência, mas de maneira individual e silenciosa. Esses acessórios podem ser usados, mas sem fazer propaganda eleitoral para o candidato. A camiseta não pode ser distribuída pelo político. Caixas de som, carretas, comícios e alto-falantes são proibidos.

Cola eleitoral

A prática é recomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral. O eleitor terá que dar seis votos, por isso é recomendado ir para a urna com um papel com os números dos candidatos. A cola não pode estar no celular no momento do voto.

Selfie e uso do celular

No momento que o eleitor estiver na urna, não é permitido usar filmadora, máquina fotográfica ou celular. Selfies também são proibidas. Não é permitido nada que tire o sigilo do voto. Quem for votar com o e-Título mostrará ao mesário, deixará o celular em uma mesa enquanto vota e depois pega o eletrônico novamente.

Boca de urna

É proibido tentar convencer alguém a votar ou não votar em um candidato. Boca de urna, como distribuição de santinhos e panfletos, também é proibido, assim como aglomeração de pessoas com roupas uniformizadas perto de zonas eleitorais.

Acompanhante

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem ir à cabine de votação com um acompanhante. Isso pode ser feito mesmo para quem não fez o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.

Bebida alcoólica

A Lei Seca Eleitoral varia de acordo com cada lugar do Brasil. Confira aqui onde a Lei Seca está valendo e onde não está nas eleições 2018.




Leia também:

Não poderá votar? Saiba como justificar o voto

Qual é a ordem de votação nas urnas?

Quais documentos levar no dia da votação?

Como descobrir a zona e seção eleitoral?

Qual a diferença entre voto em branco e voto nulo?

Pode levar cola para a urna?

Saiba como acompanhar a apuração online

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.