Eleições 2018: qual é o dia do segundo turno?

Neste domingo, 7 de outubro, aconteceu a votação das eleições 2018 pra presidente da República, Governador, Senador, Deputado Estadual ou Distrital e Deputado Federal.




Em alguns estados do Brasil, haverá segundo turno na disputa para governador. Além disso, haverá segundo turno para a disputa presidencial. Com 99% das urnas apuradas, Jair Bolsonaro (PSL) recebeu 46,27% dos votos e Fernando Haddad (PT) recebeu 28,94%. O candidato do PSL recebeu 48,9 milhões de votos e o candidato do PT, 30,6 milhões de votos.

O candidato do PSL e o candidato do PT, assim como candidatos a governador dos estados em que acontecerá segundo turno se enfrentam dia 28 de outubro.

Para não acontecer segundo turno, é necessário que o candidato tenha 50% + 1 voto. O segundo turno, portanto, acontece três domingos depois do primeiro turno.

Desde quando existe o segundo turno?

O segundo turno foi criado pela Constituição de 1988 e vale para votações de presidente, governadores e prefeitos. É válido apenas para cidades com mais de 200 mil habitantes.

Para não haver o segundo turno, o cálculo de 50% + 1 voto é feito excluindo os votos nulos e brancos. As primeiras eleições em dois turnos foram as de 1989, polarizada entre Lula (PT) e Collor (PRN). Collor venceu e sofreu impeachment antes de terminar o mandato.



Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *