5 Benefícios do código de barra em seus produtos

O código de barras é a identidade de um produto, ele é uma representação gráfica de dados numéricos e/ou alfanuméricos. Com um código de barras é possível ter uma rápida captação dos dados.

O uso do código de barras é uma solução para agilizar o controle de estoque e até mesmo o atendimento no caixa. Produtos que se encaixam no uso do código de barras têm mais precisão de informações e atualizações em tempo real.

Fazer uso desta tecnologia pode te tornar mais competitivo pois dentre as vantagens da implementação do código de barras, é auxiliar no controle de estoque e organização das informações sobre algum produto.

Abaixo mostramos alguns benefícios:

Mais desenvolvimentos para pequenos empresários

Adotar um sistema que consolide Código EAN pode ser crucial para o crescimento de pequenas e microempresas. Isso porque ele te dá a liberdade de gerenciar seu estoque de forma mais facilitada e ainda auxilia na inserção de novas mercadorias.

Mesmo nos menores comércios, o uso do código de barras é um diferencial fundamental para sua sobrevivência diante de grandes concorrentes. Para quem atua com produtos perecíveis, o uso dos códigos ajuda bastante pois o sistema avisa quando estes produtos terão validade expirada.

Utilizar a automação comercial em seu estabelecimento pode te ajudar a se destacar no mercado. Mesmo para os microempresários, o objetivo destas ferramentas é de ampliar possíveis fornecedores e clientes ao oferecer mais segurança e agilidade.

O código de barras é indicado tanto para pequenas quanto para grandes empresas e, até indústrias, lembre-se que nas caixas é usado o DUN 14. Seu uso se torna, praticamente, obrigatório pois ela oferece melhorias em gestão, produtividade e lucratividade.

Alta produção

Um dos principais processos em ter acesso ao código de barras, sem dúvida, é sua eficácia. Esta ferramenta pode proporcionar maior eficiência em diversos departamentos de um comércio.

Ele é capaz de ajudar no controle de estoque, fazendo com que seja mais prático a movimentação dos produtos. Pode-se ter maior controle do que já foi vendido e dos produtos que ainda estão armazenados.

Maior segurança

Por ser uma ferramenta automatizada seu uso reduz a possibilidade de erros comuns de digitação. Com o leitor de código de barras, há a certeza de que o número do produto informado está correto.

Isso reduz perdas de estoque já que a atualização dos dados de produtos ocorre em tempo real. Cada código possui uma sequência numérica específica, não existe duplicidade de códigos, o que aumenta ainda mais sua segurança logística.

Menores custos

Ao optar em utilizar o recurso do código de barras as empresas podem ter uma economia significativa, o que vai te fazer ganhar muito mais dinheiro. Isso ocorre porque com a exatidão dos códigos há menos trabalho manual para atualizar pois os dados são feitos automaticamente.

Todo produto fica padronizado e identificado facilitando as buscas feitas pelos colaboradores. Cada produto tem seu próprio layout e segue um modelo pré-formatado pelo próprio código de barras.

Melhor logística

A automação comercial tem sido uma ferramenta muito usada por todos os tipos de empreendedores e tem sido avaliada positivamente pelos mesmos. Muitos empresários que investiram em códigos de barra apontam a ferramenta como útil no aumento de produtividade.

Boa parcela dos produtos que circulam no mercado já têm um código de barras inserido. A maior vantagem no uso desta ferramenta é a facilidade na administração e gestão do comércio.

O uso do código de barras facilita a gestão do estoque e também é um bom aliado para aumentar o controle nos pontos de venda (PDV).

Podemos afirmar que os códigos de barra trazem mais agilidade no processo de vendas e auxiliam no controle de estoque e gestão administrativas do comércio.

Abaixo segue outras vantagens apontadas por empresários que utilizam código de barras em seus estabelecimentos.

  • Menor chance de perder vendas
  • Melhor relacionamento com o cliente, pois agiliza o atendimento
  • Fácil acesso aos produtos (principalmente em grandes comércios)
  • Gerenciamento total de estoque em tempo real
  • Rapidez ao realizar o cadastro do produto em sistema
  • Precisão na leitura de dados
  • Uso simplificado
  • Baixo custo de implantação

O que é um código de barras?

Um código de barras é uma figura que representa uma sequência numérica ou alfanumérica que é usada em processos de automação. Já apontamos aqui que o uso do código de barras agiliza e melhora todos os processos logísticos de uma empresa.

Para que sua utilização tenha funcionalidade eficaz é preciso que este código seja traduzido de forma acessível para que suas informações auxiliem na gestão do seu comércio.

Dentre alguns instrumentos essenciais para o bom funcionamento desta ferramenta, podemos apontar a máquina de etiquetas. Ela é capaz de gerar e imprimir os códigos. Além de, é claro, os leitores óticos que são fundamentais para fazer a decodificação dos códigos de barra.

Tantas facilidades fazem do código de barras um aliado, praticamente, obrigatório para diferentes empresas. Este equipamento virou, também, uma grande arma para pequenos empresários já que simplifica processos administrativos.

Muitos centros comerciais usam o código de barras como elemento indispensável na gestão de seus negócios. Ele permite gerenciar estoques, organizar produtos e compor melhorias em lojas de forma bem mais rápida e simplificada.

Com o avanço da tecnologia surgiram novos códigos de barra para atender ao aumento de variedades de produtos. Uma das evoluções mais famosas é código QR que possui padrão bidimensional para armazenar informações e que pode ser lido por qualquer dispositivo móvel (celular e tablet), sem ter a necessidade de um leitor ótico específico para tal.

Como funciona o código de barras?

O código de barras é composto por um padrão de linhas na parte superior e números na parte inferior. Possuem, geralmente, entre 12 e 13 dígitos.

As barras formadas em diferentes espessuras são um tipo de representação gráfica para os números, fazendo com que seja possível sua automação na captura destes dados. Cada sequência numérica é composta por informações distintas de um item.

Fazer o escaneamento das barras é mais simples e mais preciso que o escaneamento de números. Os leitores dos códigos de barra utilizam um lazer especial que permite obter a informação destes códigos e repassá-las para um computador.

Cada código simboliza um produto diferente. Quando gerado, este código não pode ser mais modificado, ele representa uma única mercadoria. Esta característica fornece mais confiança ao usuário, pois uma vez modificado não há total segurança sobre a informação oferecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *