Eleições 2018: saiba quais documentos levar para votação e o que é proibido

Neste domingo, 28 de outubro, os brasileiros irão votar no segundo turno das eleições 2018 para presidente da República e, em alguns estados, para governador.




O segundo turno para governador acontece em Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Quais documentos levar?

A votação do segundo turno das eleições 2018 começa às 8h e termina às 17h, no horário local. Para votar, é necessário levar um documento oficial com foto, que pode ser:

CNH
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
Carteira de identidade
Carteira de trabalho
Carteira nacional de habilitação
Certificado de reservista
Documento Nacional de Identidade (DNI)
e-Título (título de eleitor em meio digital)
Passaporte

Não é obrigatório levar o título de eleitor, porém é recomendado.

Qual a ordem de votação?

A ordem de votação é governador, com dois dígitos, e presidente, também com dois dígitos. Em caso de erro ao digitar o número, basta apertar a tecla “corrige” e digitar o número certo. Por fim, basta apertar em “confirma” para computar o voto. Após clicar em “confirma”, não é possível alterar o voto.



O que pode e o que não pode?

As seções eleitorais são instaladas a partir das 7h, horário de Brasília. A votação acontece entre 8h e 17h, horário local. A apuração começa às 19h, quando todas as seções eleitorais do Brasil são fechadas.

Durante o período em que acontece a votação, é proibido:

* levar máquina fotográfica, filmadora, celular ou outro dispositivo que possa acabar com o sigilo do voto para a urna. Esses equipamentos podem ser deixados com os mesários;
* manifestação coletiva com bandeiras, adesivos ou roupas padronizadas apoiando partido ou candidato;
* fazer propaganda na internet ou comícios, carreatas, divulgação de material de campanha etc. Todas as práticas são crime neste domingo;
* mesários, servidores da Justiça Eleitoral e fiscais partidários não podem usar roupas ou objetos de candidatos ou partidos políticos.

Durante o período em que acontece a votação, é permitido:

* manifestação individual ou silenciosa de partido ou candidato;
* funcionamento do comércio. Cada estabelecimento pode escolher abrir ou fechar, mas os funcionários devem ser liberados para votar;
* divulgar pesquisas realizadas em data anterior à da eleição, em qualquer momento;
* substituir urnas com problemas antes do início da votação ou substituir cartão de memória de votação/realizar nova carga, com autorização do juiz eleitoral;
* divulgar, a partir das 17h em horário local, pesquisa para governador feita no dia da votação;
* divulgar, a partir das 19h em horário de Brasília, pesquisa para presidente do Brasil feita no dia da votação.



Como justificar ausência?

Caso o eleitor não esteja em seu domicílio eleitoral para as eleições 2018, é necessário justificar ausência para a Justiça Eleitoral. A justificativa pode ser feita neste domingo (28) ou depois.

Se o eleitor não votou no primeiro turno e não poderá votar hoje, deve justificar no segundo turno. Se votou no primeiro turno e não poderá votar hoje, também deve justificar o segundo turno. Cada turno é considerado uma eleição diferente, por isso deve ser feita uma justificativa em cada turno.

Para justificar a ausência no dia da votação, basta comparecer em qualquer zona eleitoral com recebimento de justificativas. Veja os locais aqui. Para justificar, é necessário levar documento oficial com foto, título de eleitor ou número do documento e formulário de justificativa eleitoral, que pode ser retirado nas seções eleitorais, preenchido.

Para justificar a ausência no primeiro turno após o dia da votação, o prazo é de até 6 de dezembro de 2018. E para justificar a ausência no segundo turno após o dia de votação, o prazo é de 27 de dezembro de 2018.



Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *