Quando acontece a Black Friday 2018?

A Black Friday foi criada nos Estados Unidos. A prática já foi adotada pelo Brasil e outros países, como Reino Unido, México, Alemanha, Suíça e Costa Rica. A data marca o início da temporada de compras para o Natal.




De acordo com pesquisa Ebit/Nielsen, a expectativa é que a Black Friday 2018 movimente R$ 2,43 bilhões, apenas em compras online. A expectativa representa aumento de 15% em relação a 2017. Este será o nono ano que o evento acontece no Brasil. No primeiro ano em que aconteceu no Brasil, em 2010, a data movimentou apenas R$ 3 milhões em vendas online.

Quando é a Black Friday?

A Black Friday 2018 acontece nesta sexta-feira, 23 de novembro. A data sempre acontece um dia após o feriado de Ação de Graças, comemorado nos Estados Unidos.

Entre meados do século 19 e o início do século 20, o Dia de Ação de Graças era comemorado na última quinta-feira de novembro. Mas, em 1939, a última quinta-feira de novembro coincidiu com o último dia do mês. Por isso, por causa da preocupação com o pouco tempo para compras de fim de ano, desde então a data foi adiantada em uma semana.

Nos três anos seguintes, o Dia de Ação de Graças foi comemorado em dias diferentes. Em 1941, resolução do Congresso dos EUA decidiu que a data sempre seria comemorada na quarta quinta-feira de novembro.

O que é a Black Friday?





Em tradução livre, significa “Sexta-feira Negra”. A expressão foi usada pela primeira vez nos Estados Unidos em 24 de setembro de 1869, quando especuladores tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Valores de Nova York.

O termo ficou popular quando policiais da Filadélfia passaram a chamar o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças de “Black Friday”, por causa do grande fluxo de compradores em lojas neste dia e o trânsito que isso ocasionava. Mas o termo foi usado apenas na Filadélfia durante algum tempo. Ele virou um termo nacional apenas durante a década de 1990.

A data é considerada o maior dia de compras dos Estados Unidos, mas ganhou o nome apenas na década 2000. No México, a data é conhecida como “El Buen Fin”, ou “O Bom Fim de Semana”, em tradução livre.

O Dia de Ação de Graças não é comemorado no Brasil, mas a data famosa por dar descontos atrativos para finalizar o estoque das lojas e iniciar a temporada de compras de fim de ano ficou famosa pelo potencial de vendas.

Nas primeiras edições, o evento não era visto com bons olhos pelos brasileiros. Várias lojas aumentavam os preços dos produtos semanas antes da Black Friday, para então diminuir o preço na data do evento. Ou seja, o preço continuava igual a antes. Por isso, o evento foi por muito tempo conhecido como “Black Fraude” e que os produtos “custam a metade do dobro”. Hoje em dia, apesar de ainda ser necessário alguns cuidados, já é possível desfrutar de descontos reais.

Leia também: dicas para não cair em golpes em compras online




Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *