Diretor italiano Bernardo Bertolucci morre aos 77 anos

0

O diretor italiano Bernardo Bertolucci faleceu nesta segunda-feira (26). O cineasta, conhecido por Último Tango em paris, de 1972, O Último Imperador, de 1987, e Os Sonhadores, de 2003, tinha 77 anos de idade.




A causa da morte do cineasta não foi revelada. Segundo a imprensa italiana, ele estava em sua casa, em Roma. O jornal “Corriere Della Sera” fala em “uma longa doença”.

Bertolucci foi o único diretor da Itália a ganhar um Oscar; ele ganhou por O Último Imperador, em 1987. O filme ganhou em nove categorias, todas que havia sido indicado. Em 2011, ele recebeu Palma de Ouro honorária por sua obra, no Festivald e Cannes.

Ele ficou famoso com o polêmico O Último Tango em Paris, protagonizado por Marlon Brando e Maria Schneider. A polêmica do filme se deu por cena de sexo anal entre os atores; a atriz tinha apenas 19 anos na época. A polêmica aumentou ainda mais quando, mais recentemente, Maria Schneider revelou que não sabia que a cena seria gravada. A atriz, em entrevista ao Daily Mail em 2007, afirmou que se sentiu estuprada durante a cena. Não houve cena de sexo real na gravação. O diretor Bertolucci afirmou que a atriz não foi informada que seria usada manteiga na cena. O diretor afirmou que se sentiu culpado e lamentou não ter pedido desculpas para Schneider, que faleceu aos 58 anos, em 2011.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.