Helicóptero desaparecido é encontrado

0




Um helicóptero desapareceu na manhã deste domingo (26), após decolar de São Paulo em direção a Americana. Dentro dele, quatro passageiros, além da piloto. Os destroços foram encontrados hoje pela manhã. Não houve sobreviventes.

A aeronave, um Bell 407, saiu do aeroporto de Congonhas às 07h56 e emitiu o último sinal de radar na região de Cajamar, próximo ao pedágio da Rodovia dos Bandeirantes, no sentido interior.

A ABRAPHE – Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros divulgou uma nota de pesar. Leia na íntegra:

É com muita dor e pesar que a ABRAPHE comunica o falecimento da Cmte Jovilde Aparecida Calisctil, membro da diretoria ABRAPHE, como Safety e suplente no Conselho Fiscal (2014-2016).

A aeronave em que pilotava, um Bell 407 prefixo PR-CBB foi encontrada esta manhã pelo SAR – Serviço Aéreo de Resgate.

Experiente e sempre atuante a frente da disseminação das normas de segurança, a Cmte Jô, como era carinhosamente chamada, transpirava sua paixão em voar e proatividade em estreitar as relações entre veteranos e alunos. Era categórica em afirmar: “Não basta o destino estar aberto para operação. É necessário voar até o destino e a rota deve estar em boas condições também”.

Com mais de 13 anos na aviação civil e mais de 4.500 horas de voo, Cmte Jovilde era habilitada em PCH – Piloto Comercial de Helicóptero, instrutora, checadora com certificação na área de Flight Safety – CENIPA 03196. Foi chefe de cabine e instrutora de voo da Gol Linhas Aéreas. Também atuou no offshore e a frente de operações de táxi aéreo para empresas de renome da aviação por asa rotativa em São Paulo.

A ABRAPHE está prestando o seu apoio aos familiares da Cmte neste momento de dor de todos nós e também se solidariza com as famílias das demais vítimas da aeronave. Estamos acompanhando os desdobramentos da investigação.

No helicóptero, estavam Osmar Marchini, Vágner Lanzoti, Francisco Rebolo e o empresário Geraldo Vágner de Oliveira, sócio do deputado federal Celso Russomanno, que fez um apelo na internet, antes d local ter sido encontrado:

“URGENTE, POR FAVOR COMPARTILHEM!
Amigos de Caieiras e Região. Hoje às 8h07 da manhã, o helicóptero em que meus amigos estavam desapareceu e até o momento não tivemos nenhuma notícia, estava próximo ao pedágio da Bandeirantes, nesta região de Caieiras.

Se vocês ouviram algum barulho, viram algum sinal de fumaça, ou movimento diferente na região, por favor entrem em contato com as autoridades e me avisem o quanto antes.

Peço que compartilhem com todos que puderem. As famílias estão desesperadas. Seguem as fotos e nomes da piloto e passageiros. Helicóptero Bell 407, matrícula PR CBB. Piloto Josilde, Vagner Oliveira, Vagner Lanzoti, Oscar Marchini e Francisco Rebolo”, diz o post.

As buscas começaram no domingo, mas foram suspensas devido à difícil visibilidade do local, por causa da forte neblina. Na manhã desta segunda, o celular da piloto emitiu um sinal, que poderá ajudar na localização.




Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.