Educação

Fies: prazo para conclusão da inscrição é prorrogado




Na última quinta-feira (31), foram divulgados os pré-selecionados na chamada do Sisu do 2º semestre. Essas pessoas terão mais tempo para concluir a inscrição no sistema SisFies. O prazo de inscrição para o Fies era 1 de julho, mas agora foi prorrogado até 15 de julho.

A mudança aconteceu por ajustes na fórmula de cálculo do sistema, segundo o Ministério da Educação. A fórmula passou a levar em conta a faixa de renda de 2.5 para 3 salários mínimos. Ainda de acordo com o MEC, o processo de financiamento não será prejudicado.

O Fies teve 294 mil inscrições, que foram feitas entre 24 e 29 de junho. Essa é uma das três principais iniciativas do governo na área de ensino superior: o Sisu seleciona vagas para universidades públicas e o Prouni dá bolsas em instituições particulares. Já o Fies tem como foco alunos de baixa renda.

A partir do segundo semestre de 2016, o MEC adotará sistema parecido com o Prouni. As pessoas que se inscreveram poderão mudar a opção do curso quantas vezes desejarem de acordo com a nota de corte. Caso a inscrição no Fies seja cancelada ou alterada, a vaga pe disponibilizada novamente no sistema.

A partir dessa edição, o percentual fechado exclusivamente com estudantes de áreas de licenciatura, saúde e engenharia diminuiu. Antes recebiam 70% dos financiamentos e agora o percentual será reduzido para 60%. Cada subárea também terá nova divisão: cursos de saúde passarão de 45% para 50%; cursos de engenharia, de 35% para 40%; cursos de licenciatura, de 20% para 10%.

Etiquetas
Mostrar mais

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios