BrasilNotíciasRio2016

Rio descumpre todas as metas ambientais para a Olimpíada




Os compromissos que o Rio de Janeiro assumiu no dossiê de candidatura para a Olimpíada 2016 não saíram do papel. Todos esses compromissos foram descumpridos, como o tratamento do esgoto na baía de Guanabara, que não avançou nem metade do que foi prometido. A lagoa de Jacarepaguá, que fica nas margens do Parque Olímpico, continua cheia de entulhos e cheirando mal.

O plantio de mudas na Mata Atlântica, que seria mais simples de executar, também não foi concluído, assim como a possibilidade de abrir a Lagoa Rodrigo de Freitas para banhistas. As explicações para não cumprir os compromissos feitos ao Comitê Olímpico Internacional (COI) no Dossiê de Candidatura da Rio 2016 são dificuldades de gestão e financeiras e novos critérios. O documento de candidatura para a Olimpíada tem 614 páginas e falava sobre o legado dos Jogos ser um dos principais benefícios de trazer o evento para a América do Sul pela primeira vez.

Em setembro de 2015, aconteceu uma mortandade de peixe na lagoa de Jacarepaguá; cerca de uma tonelada de peixes mortos foi retirada de suas águas. Na época, a Secretaria do Ambiente falou que o fenômeno aconteceu por causa dos fortes ventos na região, que remexeram o esgoto formado no fundo da lagoa ao longo dos 40 anos sem saneamento na zona oeste da cidade. Isso acabou liberando gases tóxicos, que reduziu o oxigênio dos peixes.

E pouco avançou nesse aspecto. Com orçamento de R$ 673 milhões, a drenagem da lagoa leve a licitação suspensa por suspeita de cartel. Retirar aproximadamente 5 milhões de metros cúbicos de matéria orgânica do fundo da lagoa melhoraria a qualidade da água. Para acabar com o problema de vez, entretanto, seria necessário ter saneamento básico na região, que lança esgoto sem tratamento na lagoa.

O sistema que atenderá a região da Vila dos Atletas também não está pronto. A promessa é de conclusão até 15 de julho.




Etiquetas
Mostrar mais

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios