NotíciasPolítica

Ex-presidente Michel Temer é preso


Na manhã desta quinta-feira (21), o ex-presidente da República Michel Temer foi preso pela Força-tarefa da Lava Jato, no Rio de Janeiro. A Força-tarefa tenta ainda cumprir mandado contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia.




O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, expediu os mandados. A polícia tentava rastrear a localização do ex-presidente desde quarta-feira (20), sem sucesso. A operação era prevista para o início da manhã de quinta-feira e atrasou, acontecendo no fim da manhã.

Temer foi o 37º presidente da República do Brasil, assumindo 31 de agosto de 2016, quando Dilma Rousseff sofreu impeachment. Seu mandato chegou ao fim em dezembro de 2018. Ele foi vice-presidente de Dilma duas vezes consecutivas e já foi coordenador político de Rousseff; os dois se distanciaram no início do segundo mandato da ex-presidente.


Temer começou sua carreira nos anos 1960, com cargos no governo estadual de São Paulo. Foi presidente do PMDB durante 15 anos. O ex-presidente atualmente responde a dez inquéritos, cinco deles de quando era presidente da República e que foram encaminhados à primeira instância após seu mandato chegar ao fim. Os cinco tramitavam no STF. Já os outro cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando o ex-presidente já não possui mais foro privilegiado.




Michel Temer é um dos alvos da Lava Jato do RJ, em caso que trata das denúncias do delator José Antunes Sobrinho, da Engevix. O dono da Engevix afirma ter pagado R$ 1 milhão em propina a pedido do amigo do ex-presidente, o coronel João Baptista Lima Filho, de Moreira Franco e com conhecimento de Temer. A Engevix fechou contrato em projeto da usina de Angra 3.

Comments

0 comments

Etiquetas
Mostrar mais

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios