EducaçãoNotícias

Ensino a distância: quais são as suas características?

Você já reparou que pode fazer tudo por internet? Vejamos: se você quer assistir a um filme, comprar algum produto, declarar o imposto de renda ou consultar a sua conta bancária, basta fazer isso com apenas alguns cliques.

Se você quer empreender na web, é possível começar criando um site, registrar o seu domínio e trabalhar a divulgação.

Se você ainda não tem um domínio recomendamos registar na: https://www.weblink.com.br/dominios

No entanto, se você quiser efetuar um curso de graduação, ou uma pós-graduação, para ingressar no mercado de trabalho. Ou se desejar ingressar em um curso técnico. Será que basta sentar diante do monitor do seu computador e acessar a internet?

A resposta é sim! O ensino a distância, também conhecido como EaD, está aí para mostrar que a distância já não é mais um empecilho para quem quer se aperfeiçoar e buscar conhecimento.

Proporcionar ensino de qualidade por meio da internet já se tornou possível. Além disso, o EAD já superou as desconfianças e hoje é uma modalidade valorizada pelo mercado.

Como funciona o Ensino a Distância

As vantagens do EaD são várias, pois a possibilidade de você estudar no conforto do seu lar, estipulando os seus próprios horários é bastante cômodo e prático.

Apesar das evidentes vantagens, é normal que muitas pessoas tenham dúvidas a respeito dessa modalidade de ensino. Será que eu vou aprender mesmo? Como é o material didático? Como são feitas as avaliações?

Essas são apenas algumas das dúvidas que vêm à mente em se tratando de Ensino a Distância. Por isso, se você ainda tem um pé atrás com a possibilidade de aulas via internet, conheça as características básicas dessa modalidade.

Aulas no formato online

O EaD é uma alternativa de ensino onde os conteúdos são transmitidos em ambiente virtual. Sendo assim, quem optar pelo Ensino a Distância vai ouvir muito em termos como “videoaulas” e “exercícios online”.

Além disso, materiais em e-book (que são os famosos livros digitais) e PDF’s também são muito utilizados.

As plataformas de ensino, por sua vez, são responsivas e você pode acessar o conteúdo das disciplinas tanto em desktop quanto em tablets e smartphones.

O ideal para quem quer usufruir de um curso EaD é possuir uma conexão estável de internet. Dessa maneira é possível acessar os materiais fornecidos e interagir com professores e colegas.

Horários mais flexíveis

Talvez você trabalhe durante o turno da tarde e só tem o horário da manhã disponível, ou quem sabe o seu bebê ainda não tem um ano e precisa de você a todo instante para trocar fraldas e outros cuidados básicos.

A possibilidade de acessar o seu material didático na hora e no lugar em que você considere conveniente é uma das principais características do Ensino a Distância. Ou seja, você faz a sua grade de horários.

Aulas presenciais

Se engana quem pensa que as aulas no Ensino a Distância são 100% no monitor do seu notebook ou iPhone. Em determinadas situações elas também contam com momentos presenciais.

Isso ocorre porque o MEC (Ministério da Educação) exige que as instituições que disponibilizam aulas de EaD também promovam encontros presenciais para sanar dúvidas dos alunos, aplicar provas e desenvolver outras atividades.

Por isso, ao efetuar a sua inscrição em algum curso de Ensino a Distância, vale a pena conhecer também as estruturas do local para as aulas presenciais.

Material didático e a utilização de bibliotecas

As instituições que oferecem a modalidade de Ensino a Distância também devem disponibilizar material didático para os seus alunos. Esses materiais podem ser impressos, bem como digitalizados.

A biblioteca, além de fornecer material virtual, também deve ter em seu acervo livros impressos.

A interatividade entre os alunos

Apenas porque você pode receber e assimilar os conteúdos via online, no quarto da sua casa, não significa que o seu aprendizado será em completa solidão. Pelo contrário, aulas na modalidade de Ensino a Distância permitem a interação entre professores e alunos.

O Ensino a Distância de qualidade disponibiliza para os seus alunos diferentes suportes para tornar possível a interação. Dessa maneira, facilita também o aprendizado, tornando a assimilação de conteúdo um processo colaborativo.

Por isso, os espaços virtuais do Ensino a Distância possuem fóruns em que professores e alunos podem trocar opiniões e sanar algumas dúvidas.

A hora da prova

Uma das exigências do MEC é que o EaD realize uma prova presencial com dias, locais e horários devidamente estipulados.

Dependendo do tipo de curso e da disciplina, a prova pode ser realizada no final de cada módulo, ou pode ser aplicada em diferentes períodos, como por exemplo, trimestralmente ou semestralmente.

Diploma valorizado

“Mas e o diploma é valorizado no mercado?” Eis a tradicional pergunta que as pessoas fazem quando ouvem falar em EaD. A resposta para essa pergunta é “sim”.

A justificativa para isso é que, além da qualidade do Ensino a Distância, é que os diplomas emitidos por qualquer instituição reconhecida pelo MEC possui validade, seja ela EaD ou não.

Conclusão

A distância e a falta de tempo não são mais empecilhos para quem quer aprender mais. A internet tornou as aulas via computador e dispositivos móveis uma realidade.

Portanto, a única dúvida atualmente que você deve ter não é se o EaD vale a pena ou não, mas sim, qual é o curso melhor para você.

Comments

0 comments

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios