EntretenimentoLiteraturaNotícias

Nora Roberts processa escritora brasileira por plágio

'Se você pegar meu trabalho, você pagará por isso e eu farei o meu melhor para te ver não escrever de novo', disse Nora Roberts.

A escritora americana Nora Roberts, que já vendeu mais de 400 milhões de livros no mundo, está processando a brasileira Cristiane Serruya por ter cometido “múltiplos plágios” em um nível “raro e escandaloso”.

Na manhã desta quarta-feira, 24, os documentos do processo foram apresentados às autoridades responsáveis no Rio de Janeiro, onde vive Cristiane.


Nora chamou os livros da escritora brasileira de “uma colcha de retalhos literária que reúne frases cujas formas retratam emoções praticamente idênticas àquelas expressadas nos livros da autora”.

Citando a lei brasileira, a escritora norte-americana pede uma indenização referente a 3.000 vezes o valor do maior preço de venda de qualquer trabalho de Cristiane mencionado no processo. Segundo a escritora, ela vai doar o valor para um programa de alfabetização no Brasil.

“Se você plagiar, eu irei até você”, disse Nora em uma entrevista recente à  The Associated Press. “Se você pegar meu trabalho, você pagará por isso e eu farei o meu melhor para te ver não escrever de novo”, disse a escritora.

Cristiane Serruya responde as acusações feitas por Nora Roberts

Em uma entrevista por telefone nesta quarta-feira, 24, à AP, Cristiane disse que é fanática pelo trabalho de Nora, mas negou ter plagiado partes de livros da escritora e disse não ter recebido nenhuma notificação de uma ação judicial. Ela rambém explicou que, frequentemente, usa o trabalho de ghost writers em partes de seus livros e “não poderia garantir que nenhuma parte foi copiada”.


Cristiane é brasileira, mas publica livros em inglês. Os documentos entregues às autoridades citam seis livros de Cristiane que contém plágio: Royal LoveRoyal AffairUnbroken LoveHot WinterForever More e From the Baroness’s Diary

A ação alega que Cristiane copiou nesses livros passagens dos seguintes livros de Nora Roberts:  Unfinished BusinessRiver Ends eWhiskey Beach, e lista alguns exemplos de semelhanças entre os livros. Além disso, Nora alega que Cristiane copiou trechos de dezenas de outros escritores também.

Cristiane tem recebido várias acusações de vários escritores e até inspirou a hashtag #CopyPasteCris (Copia Cola Cris, em português).

Nora Roberts

Nora Roberts tem 68 anos e já vendeu mais de 400 milhões de livros no mundo todo. Ela se tornou a terceira autora a vender mais de um milhão de e-books para Kindle.

No próximo dia 6 de maio chega ao Brasil seu novo livro, Uma Sombra do Passado , que será publicado pela Bertrand Brasil.

Comments

0 comments

Etiquetas
Mostrar mais

Flávia

Escrevo sobre quase tudo, principalmente livros, séries, viagens, idiomas, educação, futebol e saúde. Também sou redatora e editora na Contentools e na Blasting News, e redatora na Contteudo e PostSpot.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios