Bem-estarCasa e CozinhaEstilo de Vida e LazerNotíciasSaúde

Chá de sene: para que serve e como tomar

O chá de sene é famoso por suas propriedades laxativas. Ele é indicado principalmente em casos de prisão de ventre e previne cólicas biliares e gases.


O chá de sene é famoso por suas propriedades laxativas. Ele é indicado principalmente em casos de prisão de ventre e previne cólicas biliares e gases.




Para que serve?

O chá de sene conta com propriedades laxativas, purgativas, depurativas e vermífugas. Por isso, a maioria das pessoas usa em casos de prisão de ventre. Ele também é utilizado por quem está com fissura anal ou hemorroidas, pois alivia o desconforto no momento da defecação.

Por ser um laxante natural, o chá regula o trânsito intestinal. Entre seus outros benefícios estão:

  • Antioxidantes naturais;
  • Função detox, pois é diurético e diminui inchaço no corpo ao eliminar excesso de sais, gorduras e líquido;
  • Evita inflamações;
  • Vermífugo, pois elimina parasitas e vermes intestinais.


Chá de sene emagrece?

Por conta de seus efeitos laxativos, o chá de sene tornou-se popular entre quem deseja emagrecer. De fato, suas propriedades podem auxiliar no emagrecimento, já que ele limpa o intestino e elimina toxinas. Mas ele não é um agente que auxilia nesse processo durante muito tempo. Geralmente, nutricionistas indicam o seu uso durante um período curto, como até duas semanas, apenas para limpar o corpo e deixá-lo preparado para a reeducação alimentar.




O sene é rico em senósidos do tipo A e B. Essas substâncias estimulam o plexo mioentérico e aumentam a contração do intestino, empurrando as fezes. Também possui glicosídeos, que reduz a absorção de gorduras e calorias. O chá ajuda a fazer o intestino funcionar melhor e processar os alimentos mais rápido.

Efeitos colaterais

O chá de sene não deve ser consumido por menores de 12 anos, lactantes, idosos, gestantes, pessoas com doenças intestinais e mulheres em período menstrual.

Ele também deve ser consumido com cautela e com acompanhamento de um nutricionista. O consumo excessivo e constante do chá de sene pode ocasionar cólicas fortes, alterar a microbiota intestinal e até predispor ao câncer de colo retal. Mesmo sendo utilizado por reduzir o apetite, não é recomendado consumir esse chá por mais de sete dias. O seu uso por um período prolongado pode enfraquecer o intestino.

Como tomar

  • 200 ml de água
  • 1 colher de chá de folhas de sene secas



Modo de preparo

Coloque as folhas secas de sene dentro da água e leve ao fogo. Aguarde começar a ferver. Após a fervura iniciar, marque 5 minutos e desligue o fogo. Em seguida, abafe a panela e deixe o chá em infusão durante 5 minutos. Por fim, coe o líquido.

É importante, ao consumi-lo pela primeira vez, ingerir em pouca quantidade para verificar como o corpo irá reagir. Lembre-se de consultar um nutricionista ou um médico para fazer uso do chá com segurança.



Comments

0 comments

Etiquetas
Mostrar mais

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios