Fiocruz e Ministério da Saúde abrem inscrições para especialização EAD gratuita 2019

0



O Ministério da Saúde, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), através do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (CEPEDES), está com inscrições abertas para a especialização EAD gratuita 2019.

O curso online será sobre Gestão de Risco de Emergências e Desastres em Saúde Pública – 2020. Haverá encontros presenciais.

A especialização EAD gratuita 2019 / 2020 pretende “formar profissionais de saúde para atuarem prospectivamente na preparação e resposta a emergências e desastres em saúde pública, incentivando uma mudança qualitativa na gestão e a articulação intra e intersetoriais”.

Quem pode concorrer às vagas da especialização EAD gratuita 2019

Podem se candidatar pessoas com graduação completa em qualquer área, que atuem em qualquer uma das esferas do SUS. O candidato à especialização EAD gratuita 2019 deve saber usar computador e ter acesso à internet, para poder acompanhar e-mail, fórum, chat, webconferência, hangout, entre outros.

Além disso, é preciso ter disponibilidade para se dedicar ao curso por 8 a 10 horas semanais, para desenvolvimento das atividades. Por fim, a pessoa precisa ter disponibilidade e condições para comparecer a três encontros presenciais, que vão ser realizados durante o curso. Os encontros irão acontecer no Rio de Janeiro em data ainda não estabelecida. 

Como é estruturada a especialização EAD gratuita 2019 da Fiocruz



As aulas e demais materiais serão fornecidos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA em parceria com a CDEAD-ENSP. Durante o estudo, haverá um tutor acompanhando os alunos. Os tutores, por sua vez, serão monitorados  por orientadores de aprendizagem especializados no tema.

Os temas serão divididos em quatro unidades de aprendizagem. O curso terá duração de 10 a 12 meses. Durante esse período, serão realizados três encontros presenciais, que são obrigatórios para o término da especialização EAD gratuita 2019.

“O primeiro será dedicado à abertura do curso, com uma aula inaugural e apresentação do curso e sua dinâmica. O segundo será composto de atividades pedagógicas relacionadas à metodologia científica e o terceiro estará relacionado à defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, diz o edital.



A data dos encontros presenciais será divulgada posteriormente no Portal EAD/ENSP/Fiocruz (www.ead.fiocruz.br) e no Portal Ensino ENSP (www.ensino.ensp.fiocruz.br ).

É de responsabilidade do aluno da especialização EAD gratuita 2019 o pagamento das despesas com transporte, hospedagem e alimentação, para participação dos encontros presenciais a serem realizados na cidade do Rio de Janeiro.

Vagas na especialização EAD gratuita 2019



A especialização EAD gratuita 2019 oferece 80 vagas. Além dos 80 primeiros candidatos aprovados, será feita uma lista de mais 40 candidatos suplentes, ou seja, que vão ocupar vagas caso haja desistência dos demais.

Das 80 vagas ofertadas, oito serão destinadas aos candidatos que se declararem pessoas com deficiência ou que se autodeclararem negros (pretos e pardos) ou indígenas. As demais vagas serão de ampla concorrência.

Inscrições para a especialização EAD gratuita 2019 da Fiocruz

Interessados poderão se inscrever até o dia 30 de agosto de 2019, pelo site http://inscricao.ead.fiocruz.br/551. Durante o preenchimento, é obrigatório anexar os documentos solicitados no edital.

A seleção será feita através da análise da documentação exigida e na avaliação curricular. A pontuação está disponível no edital.

O resultado será disponibilizado a partir do dia 20/09/2019, no Portal EAD/ENSP/Fiocruz (www.ead.fiocruz.br) e no Portal Ensino ENSP (www.ensino.ensp.fiocruz.br).

Edital da especialização EAD gratuita 2019




Agenda da seleção para a especialização EAD gratuita 2019


  • ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
  • PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 01 a 30/08/2019, até 16 horas (horário de Brasília) do dia 30/08/19
  • RESULTADO DA SELEÇÃO: a partir de 20/09/2019
  • PERÍODO DE RECURSOS: 02 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado
  • RESULTADO PÓS RECURSOS (caso haja deferimento): a partir de 02/10/2019
  • MATRÍCULA: 23/09 A 07/10/19
  • DIVULGAÇÃO DOS MATRICULADOS: a partir de 05/11/19
  • INÍCIO DO CURSO (PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL): 04 e 05/02/2019
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.