EntretenimentoFamososLiteratura

Jojo Moyes é acusada de lançar livro com semelhanças a livro de outra autora

Jojo Moyes, que ficou mundialmente conhecida com o livro Como Eu era antes de Você, lançou no dia 8 mais um livro: The Giver of Stars. No Brasil, o livro será publicado no dia 4 de novembro, pela Intrínseca, com o título Um Caminho para a Liberdade.


Kim Michele Richardson acusou a autora de ter publicado esse livro com uma história semelhante à de seu livro, The Book Woman of Troublesome Creek.

Jojo Moyes nega ter lido o livro de Kim Michele Richardson

Um Caminho para a Liberdade é um livro histórico sobre o projeto da Biblioteca Horse Pack, em  Kentucky. O livro The Book Woman of Troublesome Creek, que foi publicado em maio, traz a mesma história. 

“Eu podia somente esperar que houvesse espaço mais do que suficiente para mais de um” livro sobre o assunto, disse Kim em entrevista ao BuzzFeed News.

No entanto, ela começou a ficar preocupada quando uma blogueira, que recebeu um  exemplar do livro de Jojo Moyes a alertou, em abril, sobre semelhanças específicas entre os dois livros.




A história não é proprietária”, disse Kim, mas “as semelhanças perturbadoras encontradas no livro de Moyes são muitas, muito específicas e bastante intrigantes”, acrescentou ela em um e-mail. “Nenhuma das semelhanças encontradas no romance de Moyes pode ser atribuída às realidades da história, nem pode ser encontrada em nenhum registro histórico, arquivo ou fotografia da iniciativa de projeto de bibliotecário que estudei meticulosamente. Esses dispositivos fictícios/pontos da trama foram os que eu inventei”.

Kindle Unlimited

Em resposta, o porta-voz da editora Pamela Dorman Books (da Penguin Random House) enviou um e-mail ao BuzzFeed News explicando que “Um Caminho para a Liberdade é um trabalho original e é um pedaço profundamente pesquisado baseado na história real das Livreiras Pack Horse de Kentucky. Nós temos confiança absoluta na integridade de Jojo Moyes e em seu trabalho. Nem a autora e nem ninguém da Pamela Dorman Books leu The Book Woman of Troublesome Creek.” 

+ A Última Carta de Amor, de Jojo Moyes, vai virar filme

Quais são as semelhanças entre Um Caminho para a Liberdade e The Book Woman of Troublesome Creek?

Os dois livros contam a história das livreiras do Pack Horse, um grupo de mulheres que, nos anos 1930, entregava livros da biblioteca na zona rural do Kentucky para promover a alfabetização.




O livro de Kim é narrado em primeira pessoa e conta a história de Cussy Mary Carter, que tem uma rara condição genética que faz com que sua pele pareça azul (baseado na história real das pessoas de pele azul do Kentucky).  Ela trabalha como uma livreira do Horse Pack entregando livros a cavalo para as pessoas da área.

O livro de Jojo Moyes é em terceira pessoa e tem como protagonista Alice Wright, uma mulher inglesa que se casa com um homem de Kentucky e se muda para Baileyville. Ela conhece Margery O’Hare, que incentiva Alice e outras três mulheres a se juntaram a ela no projeto Horse Pack.

De acordo com Kaitlyn Kennedy, diretora de publicidade da Sourcebooks, editora que publicou o livro de Kim, a equipe jurídica da editora analisou as descobertas da autora e determinou que nenhuma ação legal era necessária. Eles deram à autora a opção de procurar seu próprio advogado, mas ela afirmou que não tem condições de pagar.

Kim afirma que as pesquisas para seu livro começaram em 2015. Ela, inclusive, alugou uma cabana próximo às Montanhas Apalaches, na Carolina do Sul, por um ano para fazer as pesquisas. Em julho de 2017, ela enviou o manuscrito para sua agente.




Em julho deste ano, Jojo Moyes disse a um entrevistador que “parte da razão pela qual eu escrevi [o livro] tão rapidamente foi porque eu estava preocupada que alguém o escrevesse antes de mim”.

Fonte: Buzzfeed News

Etiquetas
Mostrar mais

Flávia

Escrevo sobre quase tudo, principalmente livros, séries, viagens, idiomas, educação, futebol e saúde. Também sou redatora e editora na Contentools e na Blasting News, e redatora na Contteudo e PostSpot.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios