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Veja alternativas de treinos para quem não quer frequentar uma academia

Conheça opções para quem não gosta de academia, mas deseja se exercitar

Todo mundo sabe que a prática regular de exercícios físicos é essencial para o corpo e a mente. É comprovado cientificamente seus benefícios para a saúde, tanto física como mental. Pesquisas revelam que além de aumentar a produção de endorfina, a prática de exercícios melhora a ansiedade, aumenta a autoconfiança e o humor.

De fato, sua realização é essencial para todas as idades e corpos. No entanto, engana-se quem acredita que exercício físico só pode ser feito dentro das academias. Atualmente, existem diversas opções para quem quer treinar longe da academia.

Assim, é possível encontrar diversas formas de se exercitar (seja em casa, seja ao ar livre) e buscar um estilo de vida mais saudável, sem precisar estar matriculado em uma academia.

Importância da prática esportiva e acompanhamento profissional

Durante muito tempo, a prática de exercícios era composta de uma rotina “maçante”: todo dia os mesmos movimentos e o mesmo número de repetições. Acreditava-se que a reiteração levava ao corpo ideal. E mais: por longos anos, a academia era a única opção para quem buscava aprimorar o condicionamento físico.

Contudo, nos dias atuais, esse panorama mudou. A prática esportiva vai muito além das séries repetitivas de academia. Isso porque estudos começaram a perceber que a saúde física está diretamente ligada ao bem-estar mental.

O condicionamento físico é alcançado muito mais rápido se a prática for prazerosa. Logo, passou-se a desenvolver alternativas de treino longe das academias e, com isso, novas modalidades de se exercitar surgiram.

De fato, há hoje muitas opções de atividades físicas para todos os estilos, gostos e, principalmente, bolsos. Entretanto, não se pode deixar de falar sobre a importância do acompanhamento médico.

Seja qual for o exercício escolhido, não se deve deixar de, antes, procurar orientação médica, realizar um check up e verificar se está apto a praticar tal atividade.

Crossfit

O crossfit atualmente é o “queridinho” dos esportes e o mais procurado entre as atividades físicas. Tal prática nasceu de uma combinação de diversas modalidades de esportes olímpicos, musculação e treinamento militar dos Estados Unidos. Parece complicado, mas o crossfit é nada mais que um treinamento intenso de força.

Essa atividade é ideal para quem está cansado de treinar musculação em academias. Além disso, é indicado para quem deseja aumentar a força e resistência dos músculos.

O resultado da prática regular desse exercício é visto rapidamente, em poucos meses já se pode perceber sinais de emagrecimento e melhora na tonificação muscular.

Treinos de corrida ao ar livre

A corrida é uma das atividades físicas mais populares do mundo. Isso porque é uma atividade que pode ser realizada ao ar livre, nos horários e dias disponíveis da pessoa, sem custo algum e sem a necessidade de uso de equipamentos especiais — com exceção de um bom calçado.

Além disso, é uma das atividades que têm maior capacidade de liberação de endorfina. A prática da corrida também é ideal para quem busca o emagrecimento e o fortalecimento dos músculos inferiores. Atualmente, é possível encontrar grupos que se reúnem para correr, o que torna a atividade ainda mais prazerosa.

Tais grupos, são acompanhados por professores que estão sempre atentos e supervisionando cada aluno, fazendo com que a atividade seja mais segura e evitando lesões e problemas de quaisquer tipos.

Natação

A natação é uma das atividades físicas mais completas para o corpo. Ela é capaz de fazer com que o corpo todo trabalhe e, por ser realizada dentro d’água, não tem um alto impacto.

Sendo assim, o risco de lesão é muito baixo. Aliás, a natação é um exercício ideal para quem está se recuperando de alguma lesão e quer retornar à prática de exercícios físicos.

Estudos científicos comprovaram que tal esporte além de ser ótimo para quem deseja perder peso, ganhar força e resistência, é também perfeito para quem sofre com problemas respiratórios e alergias crônicas.

A razão disso é que nadar aumenta a imunidade. Sendo assim, é uma ótima opção para todas as idades. De acordo com as opções, é possível perceber que, há muito tempo, treinos em academias deixaram de ser a única opção para quem deseja se exercitar.

Além dessas modalidades, há inúmeras outras igualmente benéficas e prazerosas. Para isso, basta procurar qual é a mais adequada ao seu estilo de vida.

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