EducaçãoEnem

Tema da redação do Enem 2019 é divulgado

Começou a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2019, neste domingo (3), às 13h30. Além da redação do Enem 2019, os candidatos deverão responder a questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias. Para isso, terão cinco horas e 30 minutos.




“Democratização do acesso ao cinema no Brasil” é o tema da redação em 2019.

“A redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvida a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. Redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do Caderno de Questões.

Um texto dissertativo-argumentativo deve ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos. Os critérios de correção da redação, com cinco competências, estão detalhados em a Redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante”, diz o Inep.

Os participantes só poderão deixar a sala de provas a partir de 15h30 (horário de Brasília). Quem ficar até 18h30 poderá deixar o local levando o Caderno de Questões.

Os participantes terão até 19 horas para responder a 90 questões e fazer a redação do Enem 2019.

A nota do Enem dá acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Além disso, possibilita que o participante solicite financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Etiquetas
Mostrar mais

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Contato: milena@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios