Carreira e EmpregoDicas de carreira

O que é importante para você ser contratado no mercado de trabalho?

A qualificação profissional é um dos requisitos mais solicitados no mercado de trabalho e, embora o país esteja superando uma recessão econômica, existem diversas vagas de empregos para profissionais com capacitações técnicas. 

Muitos acreditam que somente o ensino superior poderá abrir portas para o mercado de trabalho, entretanto muitas empresas buscam profissionais com qualificações técnicas que cursos de curta duração podem oferecer. Acompanhe:

Áreas mais procuradas

Áreas como logística, almoxarifado, técnico em enfermagem, estoquista, eletricista, mecânico e assistente administrativo são alguns dos exemplos de mais oferta no mercado para pessoas com qualificações técnicas. 

Segundo pesquisa da International Business Report (IBR), cerca de 44% das empresas na América Latina encontram dificuldade em encontrar profissionais qualificados. No Brasil, a taxa sobe para 52%. 

As áreas apontadas com mais dificuldade para a contratação de profissionais qualificados são a de Óleo e gás, Energia, Tecnologia e Telecomunicações, Lazer e Turismo e Construção Civil. 

Em muitos casos, cursos técnicos suprem a necessidade das empresas para as vagas, com salários acima da média e condições melhores de trabalho. Outro ponto destacado pela pesquisa é que 62% das empresas no Brasil buscam investimentos nos setores de tecnologia para melhorar e ampliar seus negócios, mas ainda enfrentam a falta de profissionais qualificados para executar os projetos. 

Domínio de outras línguas

Uma das vertentes destacadas pela pesquisa é o domínio da língua inglesa. Para muitos, o inglês se tornou algo obrigatório nos currículos, porém a realidade não condiz com a expectativa. Embora o ensino básico no país tenha tanto o inglês quanto o espanhol como matérias obrigatórias, a prática e o investimento nos estudos não são suficientes, tanto por parte das escolas públicas e privadas quanto por parte dos estudantes. 

Segundo a pesquisa, em processos de recrutamento de trainees, que geralmente tem como pré-requisito a formação acadêmica de ensino superior completo ou em andamento, o número de candidatos que têm domínio da língua inglesa não chega aos 7%. Quando a busca é para vagas para profissionais mais experientes, o percentual aumenta, mas ainda continua muito abaixo do esperado. 

O relacionamento com idiomas diferentes é um grande diferencial para o mercado de trabalho e pode ser um dos diferenciais esperados pelas empresas na hora de contratar. Existem diversas instituições que oferecem cursos de capacitação a preços acessíveis, ou até mesmo gratuitos.

No caso de ensino de outras línguas, a demanda se tornou tão alta que muitas instituições de ensino oferecem opções mais baratas com cursos de curta duração para quem necessita do rápido aprendizado e da prática diária. É possível encontrar também cursos online, que possibilitam aos estudantes uma maior flexibilidade de horários e sem a necessidade do deslocamento para as aulas. 

Investimento financeiro

Para algumas pessoas, o investimento financeiro ainda pode ser um peso para o orçamento, considerando que nem todas as escolas e instituições de ensino oferecem condições tão atraentes para o pagamento do curso. 

Seja para a capacitação técnica ou o investimento em conhecimento em outras línguas, existe a possibilidade do empréstimo pessoal como o do Moneyman, que possibilita ao requerente solicitar o empréstimo de forma online e sem burocracias. 

O profissional qualificado recebe em média, de 50% a 100% a mais que profissionais sem qualquer tipo de qualificação. Embora inicialmente o investimento possa parecer alto, a recompensa pode significar uma mudança considerável na vida do profissional. 

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios