BrasilNotíciasRio2016

Olimpíada Rio 2016: saiba tudo o que aconteceu na cerimônia de abertura




A cerimônia de abertura da Olimpíada Rio 2016 começou pontualmente às 20h. Exibida pela TV aberta, o evento começou mostrando imagens aéreas do Rio de Janeiro, com esportes sendo praticados em diversos pontos da cidade, sempre mostrados de cima.

Já no palco onde aconteceu a cerimônia de abertura da Olimpíada Rio 2016, começou coreografia com centenas de bailarinos representando o início da vida, os primeiros micro-organismos, até o nascimento das florestas. Houve homenagem aos índios, representação da chegada dos portugueses em suas três embarcações e o primeiro contato entre ele e os índios.

Logo depois foi mostrado o surgimento das grandes cidades. Com ajuda de efeitos especiais no chão, os bailarinos simularam pulos entre prédios. Depois o número tomou a lateral do estádio, com bailarinos pulando entre os prédios de caixa e depois em suas paredes, com algo que lembra o espetáculo “Velox”, de Deborah Colker, que foi responsável por toda a coreografia da cerimônia de abertura.

Ao som de “Garota de Ipanema”, Gisele Bundchen desfilou por todo a área. Ela disse que esse será o seu último desfile – e o maior de sua vida. Em seguida, Ludmilla começou a cantar “Rap da Felicidade”, enquanto bailarinos faziam a coreografia. Em seguida, acompanhada de três back vocals, Elza Soares começou a cantar “Canto de Ossanha”.

Após muita dança, Zeca Pagodinho e Marcelo D2 surgiram cantando “Deixa a Vida Me Levar”. O primeiro cantou em arranjo mais parecido ao original, enquanto o segundo cantou uma versão rap da música. Em seguida, Mc Sofia e Carol Konca cantaram sobre o empoderamento da mulher.

Em seguida, número grandioso de dança mostrou um pouco das diversas danças tradicionais brasileiras. Regina Casé surgiu falando: “Parou a briga, stop fight! Estamos aqui para celebrar as nossas diferenças. A festa agora vai esquentar”. E convidou Jorge Ben Jor para cantar “País Tropical”. No final, todos cantaram a música a capella e os bailarinos foram embora andando no meio da plateia, nas arquibancadas.

Aquecimento global

Em momento mais sério, houve mensagem sobre a emissão de CO2, sobre aquecimento global. A mensagem educativa foi passada em inglês e português, com imagens mostrando os efeitos do aquecimento global por todo o mundo. Os últimos 14 meses foram os mais quentes da história. Fernanda Montenegro ficou responsável pela narração em português. Na versão em inglês, narração de Judi Dench

Todos os atletas foram chamados ao palco. Cada um dos 10,5 mil atletas irá plantar uma muda, representando 208 espécies nativas brasileiras, cada uma representando uma delegação. As mudas serão plantadas no Parque Radical e criará a Floresta dos Atletas. Cada delegação foi chamada individualmente, sempre com uma pessoa em frente, andando de bicicleta com o nome de seu país. Quem dirige as bicicletas são brasileiros voluntários.

Por volta das 22h50, a delegação do Brasil entrou. Essa é a maior delegação nacional da história: são 465 atletas representando o país. A modelo trans Lea T foi a responsável por nossa bicicleta. O desfile das delegações acabou às 23h.

Às 23h27, o presidente interino Michel Temer declarou oficial o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, sob vaias e aplausos.

Às 23h38, Caetano Veloso e Gilberto Gil começaram a cantar “Isso aqui o que é” acompanhados por Anitta. Enquanto cantavam, baterias de escola de samba desfilavam.

Pira olímpica

Às 23h45, o momento mais esperado: a pira olímpica. Quem carregou a tocha no início do percurso foi Gustavo Kuerten, o Guga. Quem carregaria a tocha era um mistério até agora. A maior aposta era Pelé, mas ele desmentiu o boato. Depois dele, o nome mais cotado era Guga. Ele passou a tocha para Hortência, que continuou o percurso. Por fim, ela passou a tocha para Vanderlei Cordeiro de Lima, que acendeu a pira olímpica.

Etiquetas
Mostrar mais

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios