Governo Temer lança plano para revitalizar bacia do Rio São Francisco

0




Na manhã desta terça-feira (09), o governo interino de Michel Temer lançou o “Plano Novo Chico”, que prevê ações para revitalizar o Rio São Francisco até 2019. O lançamento foi feito em cerimônia no Palácio do Planalto. O rio envolve 505 municípios, local onde vivem aproximadamente 16,5 milhões de pessoas.

As obras de transposição do rio existem desde 2007 e foram iniciadas no governo de Lula, com previsão de conclusão em 2012. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, em relatório divulgado em junho de 2012, até agora foram executados 88,4% das obras.

O que prevê o ‘Plano Novo Chico’

Helder Barbalho, ministro da Integração, disse que o “Plano Novo Chico” envolve educação ambiental, fiscalização ambiental, unidades de conservação, capacitação institucional, coleta e tratamento de resíduos sólidos, modernização da irrigação, proteção de nascentes, controle de processos erosivos, infraestrutura hídrica e apoio à produção sustentável.

Barbalho falou ainda que será criado um comitê gestor do programa de revitalização do Rio São Francisco, presidido pela Casa Civil, que terá como participantes integrantes de órgãos do governo, como os ministérios da Saúde, Meio Ambiente, das Cidades e de Minas e Energia. O grupo deve começar a se reunir em até 90 dias e irão sugerir medidas para serem implementadas até 2026 para proteger a bacia.

A cerimônia de lançamento do plano teve presença de Michel Temer e dos ministros da Casa Civil (Eliseu Padilha), das Cidades (Bruno de Araújo), da Integração Social (Helder Barbalho), do Meio Ambiente (Sarney Filho) e do senador e presidente do Senado Renan Calheiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.