BrasilNotícias

Qual a diferença entre quarentena e lockdown?

O Maranhão será o primeiro estado brasileiro com lockdown. Quatro cidades do estado, São Luís, São José do Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, terão bloqueio em todas atividades não essenciais. O lockdown acontece por por decisão judicial.




O lockdown é uma das “medidas não farmacológicas” recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) quando há indisponibilidade de medicamentos e vacinas específicas que acabem com a transmissão do coronavírus. As únicas medidas eficientes no combate à pandemia são o distanciamento social e higienização das mãos.

Você sabe a diferença entre quarentena e lockdown? Veja a definição de cada conceito abaixo.

Quarentena

A quarentena é a medida que restringe o trânsito humano em áreas públicas e privadas para diminuir a disseminação do vírus. A quarentena é adotada pelo estado e regulamentada por decreto; é o que acontece na maioria dos estados do Brasil desde meados de março.

Cada estado estipula suas regras, com recomendação de que a população fique em cada durante 15 dias. O período pode ser prorrogado. Em São Paulo, por exemplo, a quarentena já foi prorrogada duas vezes. Apenas serviços considerados essenciais, especificados por meio de decreto, podem abrir. A prefeitura de São Paulo listou esses serviços, que incluem serviços de saúde, financeiros, de higiene, hospedagem, lojas para animais, oficinas etc.

O governo federal não decretou quarentena nacional e, por isso, as regras variam de acordo com cada estado. A medida foi adotada por 23 estados do Brasil, mas na última semana tem sido flexibilizada.

+ Saiba quais vias serão bloqueadas em São Paulo a partir de segunda-feira (04)

Lockdown

No Brasil, usa-se o termo “lockdown” para se referir a uma medida mais rígida, com bloqueio total. Enquanto na quarentena ficar em casa é uma recomendação, nessa medida ficar em casa é uma imposição. A população só pode sair de casa em casos de emergência. Apenas farmácias, hospitais e mercados permanecem abertos, podendo ter horário restrito.

O trânsito pelo local pode ser parcial ou totalmente suspenso. Pode haver também o fechamento de rodoviárias, estações de trem e aeroportos e ultrapassar a fronteira pode ser permitido apenas em casos de emergência.




A Itália foi o primeiro país a decretar lockdown em todo o seu território. A medida foi adotada dia 9 de março, quando a Itália tinha 9 mil casos de infecção do coronavírus e 463 mortes. Na maioria de suas províncias, havia toque de recolher após às 18h. Na Lombardia, atividades ao ar livre foram proibidas. O trânsito entre cidades só podia ser feito em caso de trabalho ou emergência.

Nas últimas semanas, após a queda progressiva no número de casos, o governo da Itália anunciou que o bloqueio será flexibilizado. A partir do dia 4 de maio, o comércio voltará a abrir em horário reduzido e será permitido transitar entre cidades por trabalho, emergência ou visita a familiares.

Etiquetas
Mostrar mais

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios