BrasilNotíciasSão PauloSudeste

Coronavírus: São Paulo terá rodízio de veículos mais rígido a partir de segunda-feira (11)

Bruno Covas (PSDB), prefeito de São Paulo, confirmou nesta quinta-feira (07) que o rodízio de veículos voltará a funcionar na cidade, mas agora em esquema mais rígido, para restringir uso de carro durante a pandemia do coronavírus.




A medida começa a valer segunda-feira (11), durante 24 horas por dia, incluindo aos sábados e domingos. “Momentos extremos exigem medidas extremas”, disse o prefeito. “Essa é uma medida necessária para que a gente evite ter que decretar o lockdown na cidade de São Paulo”.

+ Bruno Covas recua e bloqueio de trânsito em São Paulo é suspenso

Para estimular a população da cidade de SP a permanecer em casa durante a quarentena para evitar mais contaminações por coronavírus, o rodízio irá se basear no último dígito das placas dos veículos. Os veículos com final par podem circular pela cidade em dias pares. Veículos com placa com final ímpar podem circular em dias ímpares. O rodízio vale para toda a cidade, e não apenas para o centro expandido.

+ Uso de máscaras será obrigatório em todo estado de SP a partir de quinta-feira (07)

O nível ideal de isolamento social é de 70%. A cidade de São Paulo iniciou a semana com índice de isolamento bem abaixo do ideal, com 48%.




Como funcionará o rodízio

  • Carros com placa final par (0, 2, 4, 6 e 8) podem circular nos dias pares;
  • Carros com placa final par (1, 3, 5, 7 e 9) podem circular nos dias ímpares;
  • Táxis são isentos;
  • Motoristas de aplicativos devem respeitar o rodízio e rodar nos dias permitidos para suas placas. O mesmo é válido para funcionários de supermercados, lotéricas, pet shops e outros serviços comerciais;
  • Veículos de imprensa são isentos, caso sejam cadastrados;
  • Motos são isentas;
  • A exceção do rodízio é válida apenas para profissionais de saúde e setor de abastecimento (energia, gás e água);
  • O desrespeito ao rodízio será considerada infração de nível média, com multa de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • O rodízio é válido durante toda a semana, incluindo sábados e domingos, 24 horas por dia e em toda a cidade de São Paulo, e não apenas no centro expandido.




Nas últimas 24 horas, foram confirmados novos 3.800 casos de coronavírus no estado de São Paulo e novas 194 mortes. São Paulo tem, ao todo, 37.853 casos de coronavírus e 3.045 mortes por Covid-19.

Etiquetas
Mostrar mais

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios