EntretenimentoNotíciasTecnologia

Globoplay foi invadida por ‘hackers do bem’

Na madrugada deste domingo (17), usuários do Globoplay, serviço de streaming da Rede Globo, foram surpreendidos com uma notificação do aplicativo.




A mensagem “Hacked by OurMine – Hackeado por OurMine” foi exibida para milhares de usuários e o assunto virou um dos mais comentados das redes sociais. Além da notificação, alguns internautas alegaram que não conseguiam assistir a vídeos do streaming.

O grupo OurMine, que invadiu a Globoplay, é famoso por já ter invadido sites de grandes empresas, como a Netflix, e contas de empresas e famosos. O grupo já invadiu portais de notícia, como o Buzzfeed, e contas em redes sociais, como do Twitter, Facebook e Youtube. O grupo se intitula como “hackers do bem”. Eles não roubam dados de clientes dos sites invadidos, e sim apenas deixa mensagens para notificar que o ataque ocorreu.

O OurMine oferece serviços para aumentar a segurança dos sites e aplicativos invadidos. Na notificação da Globoplay, havia a indicação de um e-mail com a mensagem “contate-nos para melhor segurança”, em inglês. A mensagem também pedia que os internautas usassem a hashtag #GloboHack.




Em nota, a Globoplay afirmou que nenhuma informação de seus assinantes foi comprometida e que não há necessidade de apagar o aplicativo ou trocar a senha.

Veja abaixo a nota na íntegra.

Uma informação importante para todos os nossos usuários:

O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização.

O Globoplay lamenta o incidente, pede desculpas a todos os seus usuários e esclarece:

1 – Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications;




2 – Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados.

3 – Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha.

4 – Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com “Hacked by…”. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor.

5 – A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido. O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada.

6 – Vamos trabalhar internamente e junto a nossos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes.




Etiquetas
Mostrar mais

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios