Economia

PIB brasileiro encolhe 1,5% no primeiro trimestre de 2020

Nos três primeiros meses de 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 1,5%. O número é feito em comparação aos três últimos meses de 2019 e é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).




O número reflete apenas os impactos iniciais da pandemia do novo coronavírus, já que a quarentena passou a ser adotada, em sua maioria, apenas no fim de março. A queda de 1,5% deixa o Brasil à beira de uma nova recessão, já que a previsão é de que a retração seja ainda maior no segundo trimestre do ano.

Nos três últimos anos, o Brasil vinha de uma lenta recuperação de sua economia. Com a retração do PIB no primeiro trimestre deste ano, a trajetória é interrompida. Em 2019, os quatro trimestres do ano tiveram leve alta de 0,2%, 0,5%, 0,5% e 0,4%, respectivamente.

Ao comparar primeiro trimestre de 2020 com o primeiro trimestre de 2019, a queda do PIB do ano atual é de 0,3%. Em valores correntes, o primeiro trimestre do Produto Interno Bruto teve um total de R$ 1,803 trilhão.

O Produto Interno Bruto é calculado com a soma de bens e serviços produzidos no Brasil e mede a evolução econômica do país.




Etiquetas
Mostrar mais

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios