EconomiaMotores

Chevrolet, Volkswagen e Fiat, cada vez mais isoladas entre as que mais vendem no país

Conheça os fatores que fazem as marcas serem líderes de vendas

Existem diversas razões que colaboram para as marcas chegarem ao topo, além da questão de possuir um produto de qualidade. Especialmente no Brasil, onde os preço dos automóveis são extremamente altos, muitas vezes o custo-benefício é a maior qualidade do modelo, colocando-o acima de seus concorrentes.

Atualmente o Brasil conta cinco fabricantes que possuem mais unidades comercializadas nos primeiros três meses deste ano, os automóveis mais vendidos foram os comerciais leves.

A atual líder de vendas no cenário automotivo brasileiro é a Chevrolet, a marca ocupa essa posição desde 2016. O seu líder de vendas é o modelo Onix. O modelo foi mais vendido por no país em 2015.

Este ano o modelo já teve mais de 47 mil unidades vendidas só no Brasil, Além dele, outros modelos que ajudaram a colocar a marca em evidência foram o Onix Plus, S10, Spin , Tracker, Cruze Sedan, Montana, Cruze hatch , Equinox , Joy Plus , Cobalt , Trailblazer , Bolt e Camaro.

A Volkswagen foi líder de mercado por quase 50 anos no Brasil atualmente ocupa a segunda posição e vê isso como algo positivo.

Assim como a Chevrolet, que possui um modelo mais popular para obter lucros, a Volkswagen possui o Gol, que já emplacou mais de 17 mil unidades este ano. Logo atrás dele vem os modelos Polo, T-Cross, Saveiro, Virtus, Fox , Voyage , Amarok , up! , Tiguan, Jetta, Passat, Fusca , Golf  e Spacefox.

O trio Chevrolet, Volkswagen e Fiat são três marcas mais vendidas por muitos anos, é difícil se recordar quando elas não tinham esses postos.. E nesse ano não poderia ser diferente. A diferença agora é que a marca italiana está caindo se comparada com as suas concorrentes, visto que perdeu em 2016 a sua liderança, que permanecia por 11 anos, além disso vem demonstrando uma dependência da Strada e do Argo para manter suas vendas.

Os resultados do Fiat Argo são bons com mais de 16 mil unidades acumuladas neste ano, o modelo se tornou o mais vendido da marca,. Anteriormente a posição ficava com a picape. Ela aparece logo depois, com 15 mil unidades vendidas.

Logo em seguida aparecem os modelos Toro, Mobi, Cronos, Fiorino, Uno , Grand Siena , Ducato, Doblo e Weekend.

Há uma disputa acirrada entre as marcas , portanto, tudo pode acontecer até o fim deste ano, principalmente se levarmos em consideração o que as marcas ainda vão lançar nos próximos meses e como a pandemia irá afetar tudo isso.

O fato é que pouca coisa mudou entre as marcas mais vendidas desde os anos 2000 como consta no site da Fenabrave. A liderança no Brasil durante esses anos foi dividida entre Fiat e Chevrolet. Mas, a Volkswagen sempre ficou próxima das duas, ficando em segundo ou terceiro lugar.

Uma pesquisa realizada pela quatro rodas intitulada como Top Brands feita em abril analisou a imagem das marcas. Ao todo foram 3 mil entrevistados.

A Fiat foi eleita como a montadora mais jovem pelos entrevistados da pesquisa Top Brands. Para o público em geral, 15% escolheram a marca italiana contra 12% da Hyundai e 8% da Volkswagen.

Quando perguntaram qual é a marca que possui o perfil mais brasileiro, o público não teve apontou a Volkswagen.
Porém, entre as mulheres, a escolha já outra, a italiana. O mesmo ocorreu com os mais jovens. A Volkswagen é a campeã entre o público masculino.

Quando se trata da marca que mais combina com a família o público escolheu a Chevrolet. De maneira geral a Chevrolet ainda ganha em quase todas as questões.

Na momento de escolher qual montadora possui as melhores campanhas publicitárias, a Fiat levou os votos. E para as mulheres, a Fiat é a preferida.em vários aspectos.

Muitos consumidores possuem marcas preferidas e até defendem em fóruns e demais portais automotivos. Isso ocorre devido à satisfação desde o momento da compra e a experiência no dia a dia com o veículo, além do  serviço de pós-venda.

E se existem os clientes que defendem as marcas, tem aqueles que atacam as marca devido a experiências ruins que tiveram com as empresas.

E devido a isso algumas fabricantes ficam com uma imagem ruim no mercado nacional. Isso foi comprovado em um estudo realizado pela Customer Service Index da J.D. Power, empresa americana de consultoria. O estudou mostrou que a maior causa de reclamações é o pós-venda.

Seja qual for a marca que você escolher comprar não se esqueça de verificar sempre a situação do carro e verificar a tabela fipe para ter certeza que o preço está justo, além disso é ideal buscar o conselho de um mecânico de confiança para avaliar o automóvel.

Gostou deste artigo? compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam as marcas Chevrolet, Volkswagen e Fiat!

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios