Congo declara novo surto de ebola

0

Nesta segunda-feira (01), o governo da República Democrática do Congo (RDC) declarou novo surto de ebola no noroeste do país. A doença já infectou seis pessoas e resultou em quatro mortes, de acordo com autoridades locais.




O Congo já sofre epidemia de ebola na região leste, com mais de 2 mil mortes desde agosto. Esse surto de ebola está em fase final.

Os novos casos, no oeste da RDC, acontecem em Mbandaka, província de Équateus. Além do novo surto de ebola, o país, localizado na região central do continente africano, também enfrenta a pandemia de Covid-19 e o maior surto de sarampo do mundo.

O novo coronavírus contaminou mais de 3 mil pessoas e teve 72 vítimas no país. Desde 2019, 369.520 casos de sarampo foram registrados, com 6.779 mortes pela doença no Congo.

Mbandaka teve surto de ebola, o nono do país, entre maio e junho de 2018, quando 33 pessoas morreram. Com o anúncio desta segunda-feira, é registrado o décimo primeiro surto de ebola no país desde que o vírus foi descoberto no local, em 1976.




Entre 2013 e 2016, a epidemia de ebola no oeste da África, principalmente na Serra Leoa, Libéria e Guiné, matou mais de 11 mil pessoas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.