Ciência e Saúde

Os riscos de perder peso rápido com dietas restritivas




Todo cuidado é pouco na hora de emagrecer! Muita gente procura por dietas rápidas e milagrosas, mas não tem ideia do risco que isso causa. As dietas restritivas são criticadas por médicos e nutricionistas não apenas porque não são garantia de perda de peso duradoura, como também põem a saúde em risco.

Seja uma dieta rica em proteínas, com baixo consumo de calorias, baseada em um único alimento ou em jejum, todas representam riscos. Veja abaixo quais são os riscos de emagrecer rápido com dietas restritivas.

Fadiga crônica

Esse é um sintoma clássico entre quem não faz uma dieta equilibrada. Elas causam perda significativa do rendimento e funções importantes do organismo, causando uma fadiga crônica. Há uma sensação de cansaço constante também por causa da falta de alguns nutrientes na alimentação.

Desidratação

Diversas dietas têm como base a perda de líquidos, para “desinchar”. Mas isso na verdade pode causar desidratação, além de não ajudar a perder peso. A água é um dos principais componentes de nosso sangue, então perdê-la significa engrossar nosso sangue, aumentando os riscos de problemas renais ou cardiovasculares. As dietas restritivas também podem causar queda na pressão arterial e problemas na regulação da temperatura corporal.




Risco de lesões musculares

Quem perde peso de maneira rápida também perde muita massa muscular, deixando os músculos fracos e com maior tendência a sofrer lesões durante o exercício.

Transtornos de humor

Quem nunca sentiu estresse e falta de humor durante uma dieta restritiva? Esse tipo de dieta causa distúrbio do sono e fadiga constante, o que aumenta também quadros de irritabilidade, mudanças de humor e até episódios de depressão.

O efeito ioiô ou rebote

Uma das coisas mais comuns entre quem faz uma dieta restritiva é o efeito ioiô – e também a sua maior desvantagem. Após dias ou meses de esforço pleno para segui-los, é possível perder os pesos desejados, mas também é provável que eles sejam rapidamente recuperados. E ainda pior, ainda é possível que o ganho de peso deixe você pesando mais do que pesava antes de iniciar a dieta.

Transtornos alimentares

Entrar na paranoia de perder peso rápido também tem essa consequência séria. Quem entra na pilha, pode acabar com distúrbios como bulimia ou anorexia.

Comments

0 comments

Etiquetas
Mostrar mais

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios