Educação

UFPR recebe inscrições para o vestibular até hoje




Interessados em prestar vestibular para pleitear uma vaga na Universidade Federal do Paraná têm até hoje para se inscrever. A UFPR está com inscrições abertas desde 18 de agosto e cobra taxa de R$ 120. Interessados podem preencher os dados na internet, pelo site: http://www.nc.ufpr.br/.

Já no dia 22 a UFPR deve revelar a relação candidato vagas de todos os cursos ofertados. Os inscritos no vestibular farão prova no dia 23 de outubro, pela primeira fase, a segunda fase será no dia 27 de novembro de 2016. Em alguns casos, haverá também provas práticas, que estão agendadas para o dia 28 de novembro.

Cotas da UFPR

Das vagas ofertadas pela UFPR, 50% são para o sistema de cotas, que inclui estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo e estudado o ensino médio em escolas públicas. Há também oportunidade para estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas, com qualquer cor de pele.

Há também um terceiro grupo, que tem direito a cotas na UFPR, é de estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

O quarto grupo não é determinado pela cor de pele ou renda, mas exige que o estudante tenha cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas.




Obras para o vestibular da UFPR

Para o vestibular de 2016 a UFPR pede as seguintes obras literárias:  “A Última Quimera” (de Ana Miranda), “Clara dos Anjos”  (Lima Barreto), “Claro Enigma” (Carlos Drummond de Andrade), “Eles Não Usam Black-tie” (Gianfrancesco Guarnieri), “Fogo Morto” (José Lins do Rego), “Lavoura Arcaica” (Raduan Nassar), “Os Dois ou o Inglês Maquinista” (Luís Carlos Martins Pena), “Sermão de Santo Antônio [aos peixes]” (Antônio Vieira), “Últimos Cantos” (Gonçalves Dias), e “ Várias Histórias” (Machado de Assis).

Comments

0 comments

Etiquetas
Mostrar mais

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Contato: milena@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios