NotíciasPolítica

Haddad tem pior votação do PT em São Paulo




Fernando Haddad, do PT, não conseguiu se reeleger em São Paulo. Apesar de ter sido o segundo mais votado, teve bem menos votos do que Doria. O atual prefeito teve a pior votação de um candidato do PT na cidade. A derrota dele foi atribuída ao voto antipetista e agravou o racha interno no partido. A derrota também escancara a crise na legenda e pode levar a nova debandada dos seus quadros.

Haddad já havia comentado com amigos que deixaria a vida pública e voltaria a ser professor universitário, caso perdesse a eleição. Isso também tinha sido entendido como um recado dele sobre sua saída do PT. Ele e o partido tiveram atritos ao longo de toda a sua gestão. Mas agora ele afirma o contrário. “Não tem nada disso. Fico onde estou”, falou.

A cúpula do PT comparou a perda da prefeitura na cidade a um desastre tão grande quanto o impeachment de Dilma Rousseff. A prefeitura de São Paulo era conhecida internamente no partido como “joia da coroa”. Sem ela, a legenda fica mais fragilizada para a corrida presidencial em 2018. O PT também não tem um possível plano B para substituir Lula, que é réu na Lava Jato e pode virar ficha-suja, caso seja condenado em segunda instância.

O PT perdeu a prefeitura de São Bernardo do Campo, seu berço político. Mas a perda da capital foi a mais sentida. O PT nunca ficou de fora do segundo turno na cidade, desde 1992. Haddad, com 16,7% dos votos, ficou atrás de Suplicy em 1985, que enfrentou Jânio Quadros e teve 19,75%.

No último domingo (03), Suplicy virou o vereador mais votado do Brasil, com mais de 300 mil votos. Sobre se o impeachment de Dilma e escândalos de corrupção do PT contribuíram para a derrota de Haddad, Suplicy disse que “certamente houve um efeito”.

Comments

0 comments

Etiquetas
Mostrar mais

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios