Com placar apertado, Mangueira é campeã do Carnaval do Rio
Após jejum de 13 anos sem ganhar nenhum título, a escola de samba Mangueira foi a grande campeã do Carnaval do Rio em 2016. Essa foi a 19ª vez que a escola venceu o carnaval carioca, e isso faz dela a segunda maior campeã da cidade. A Mangueira não vencia desde 2002. A escola de samba Portela segue sendo a maior campeã, com 21 títulos até agora.
A campeã do ano conseguiu 269,8 pontos, de um total de 270 pontos. Ela e a Salgueiro permaneceram empatadas durante maior parte da apuração. O último lugar entre as escolas de 2016 foi a Estácio de Sá.
Júnior Schall, diretor de carnaval da Mangueira, agradeceu a vitória aos prantos e disse que o título não é apenas dele, mas de “4.000 mãos”. A Mangueira foi a última escola a se apresentar e homenageou a vida e carreira da cantora Maria Bethânia. Iansã, orixá da cantora, também recebeu homenagem. Houve ainda carros dedicados a Oyá e altar de devoção católica.
O desfile teve participação de vários nomes, como Zélia Duncan, Renata Sorrah, Caetano Veloso, Paula Lavigne, Adriana Calcanhotto e Ana Carolina.
Quando a apuração foi iniciada, sete escolas começaram na frente: Salgueiro, Mangueira, Imperatriz, Beija-flor, Unidos da Tijuca, Vila Isabel e Portela. Essas escolas conseguiram somar trinta pontos, que significa três notas dez. Nenhuma escola esse ano perdeu pontos por descumprir o regulamento. Toda a disputa foi muito acirrada, com quatro disputando o título por décimos. A Mangueira e Salgueiro se revezavam no primeiro lugar.