Como justificar o voto nas eleições 2016?

0



Eleitores que não estiverem na cidade na qual votam, neste domingo (2), deve justificar o voto. Para isso, é necessário ir até um local de votação, preencher um formulário e ir até a mesa receptora de justificativa.

No requerimento, é necessário que todos os dados solicitados sejam devidamente preenchidos, dentre eles o número do título de eleitor. Na hora de se apresentar, não se esqueça de levar um documento original com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, carteira de motorista, carteira funcional ou certificado de reservista).

Como conseguir o formulário para justificar o voto?

Interessados em justificar o voto nas eleições 2016 podem pegar o formulário no cartório eleitoral do município em que estão. Ele também vai estar disponível nos locais de votação.

Caso a pessoa esteja impossibilita de se dirigir a um desses locais no dia 2 de outubro, deverá procurar o cartório eleitoral para justificativa. Até o dia 1º de dezembro de 2016, para justificar o 1º turno, e até o dia 29 de dezembro de 2016, para ao 2º turno de votação.

Eleitores entre 16 e 18 anos e com 70 ou mais não são obrigados a votar e não precisam justificar. Pessoas que estiverem em sua cidade de votação, mas não puderem ir votar por estarem hospitalizadas, devem apresentar, posteriormente, o atestado médico.

Nesse caso, o prazo máximo é de até 60 dias da votação. Caso continue sem poder ir, um familiar poderá se apresentar no lugar do doente em um cartório eleitoral.






Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.