Saiba onde começará o horário de verão

0




O horário de verão começa a valer a partir de 0h de domingo (16). A partir desta hora, os relógios das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste devem ser adiantadas em uma hora. A medida será adotada até 19 de fevereiro de 2017.

O horário vai mudar para quem mora no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal.

Leia também: como minimizar os efeitos do horário de verão

O objetivo da medida é estimular o uso da luz natural do Sol e economizar energia no horário de pico, que é das 18h às 21h. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) espera que haja economia de R$ 147,5 milhões em 2016. O racionamento do Sudeste e Centro-Oeste deve ser de 3,7%. No Sul, deve ser de 4,8%. A estimativa é menor do que a de 2015, quando foram poupados R$ 162 milhões.

Em 2015 a economia foi maior por não ter sido necessário usar energia das usinas termelétricas, de acordo com a ONS.

Transporte público de SP no horário de verão

Por causa do horário alterado, as estações de Metrô e CPTM de São Paulo funcionarão até as 2h de domingo (16). As exceções são as linhas 5-Lilás, que fica aberta até 0h, e 15-Prata, do monotrilho, que fica aberta até 20h. Os ônibus da região metropolitana de São Paulo vão circular até as 2h.

Leia também: Voos para Norte e Nordeste serão antecipados por causa do horário de verão

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.